Búfalo Atlético Clube, da Vila Prudente – São Paulo (SP)

 

BÚFALO ATLÉTICO CLUBE

FUNDAÇÃO: 10 de junho de 1952

BAIRRO: Vila Prudente – Região Sudeste da Capital de São Paulo

“O GALO DA VÁRZEA PAULISTA”

 

O BÚFALO ATLÉTICO CLUBE  foi fundado na data de 10 de junho de 1952, pelos irmãos Sérgio e Vitorino Pizzo. Os dois eram diretores da Companhia Industrial Paulista de papel e papelão, uma empresa símbolo no bairro da Vila Prudente.  O BÚFALO tinha um grande atrativo em relação aos rivais da várzea:  um campo próprio, situado dentro do terreno da empresa, onde atualmente está localizada a estação de metrô Vila Prudente.

O BÚFALO ATLÉTICO CLUBE teve como seu primeiro dirigente Idílio Bertolassi. A torcida era a maior que havia no bairro, depois de encerradas as atividades do Capelifício Crespi F.C.

Sua sede social era na Rua Cavour esquina com a Rua Conde Barbielini (atual Rua Ettore Ximenes).

Em 1954, o clube conquistou o prêmio de Galo da Várzea e Galo de Ouro. Depois de acirrados jogos com diversos clubes varzeanos da Capital, o BÚFALO ATLÉTICO CLUBE sagrou-se campeão e o bairro de Vila Prudente tornou-se ainda mais conhecido depois daquela vitória.

A partir daí o BÚFALO ATLÉTICO CLUBE passou a ser conhecido  como o “Galo da Várzea Paulista”.

Teve como um de seus principais jogadores Manoel Barroso, popularmente conhecido como Nheque.

Além do goleiro Miguel Lopes Ruiz Filho que, no ano de 1969, trabalhava numa indústria de papelão que fabricava caixas para embalar produtos de barbearia e cabeleireira. Nos fins de semana jogava no gol do Búfalo.  Certo dia o ponta-direita Antoninho Minhoca, que atuava no Juventus, pediu para o técnico Pinga ver o garoto jogar. Após uma partida Miguel foi convidado a treinar no Juventus e ali se profissionalizou, tendo ficado até o ano de 1972, quando se transferiu para a Associação Portuguesa de Desportos.

Era conhecido como Miguel Cabeleira ou São Miguel, devido aos milagres feitos quando atuava no Clube Atlético Juventus. Faleceu  na data de 28 de maio de 2002, aos 54 anos de idade, vítima de um infarto.

No ano de 2012, quando completou 60 anos de sua fundação, o BÚFALO ATLÉTICO CLUBE ofereceu uma grande festa, onde foi exibido um vídeo cujo link se encontra abaixo.

 

Uma das antigas formações do Búfalo Atlético Clube

 

Fontes: Blog Moleque, Blog do Búfalo, meu acervo.

3 pensou em “Búfalo Atlético Clube, da Vila Prudente – São Paulo (SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *