2 pensou em “ESCUDOS DO E.C. JUVENTUDE (CAXIAS DO SUL-RS) ATRAVÉS DOS TEMPOS

  1. Antonio Mario Ielo

    Julio e amigos,

    Primeiramente, parabens pelo artigo, que no qual, conhecia apenas 3 escudos.
    É importante relembrarmos os escudos ao longo da história do clube, e estamos presenciando uma atenção especial nos dias atuais, dos historiadores, gerentes de markting e dos torcedores, incluindo a boa “moda” das camisas “retro”. Enriquece o visual do clube, mostrando a importancia de relembramos o passado e histórico do clube.
    É sempre bom lembrar, que estes escudos, na sua grande maioria não foram oficializados em seus estatutos, e sim utilizados nas camisas do clube, e conforme a “moda” da época, utilizava um escudo.
    Como é o caso, por exemplo, da SE Palmeiras de São Paulo. Nas publicações dos seus escudos temos: A cruz de Savóia (utlizada na primeira camisa), o escudo do Palestra Italia (escudo oficial), e variações utilizando as Inicias “P” e “I”, e posteriormente o “P”, chegando ao atual escudo. São uns cinco ou seis escudos, mas oficialmente no estatuto são apenas 3 escudos oficiais, o do Palestra Italia, o do Palestra de São Paulo e o atual do Palmeiras.

  2. Roselio Luis Basei

    Parabéns ao amigo Júlio por este belíssimo achado, desconhecia esses escudos mais antigos, muito bom mesmo.
    Gostaria de fazer uma ressalva quanto ao último e atual escudo, as letras são em verde nos gomos brancos e não existe a palavra Caxias do Sul, podem verificar pelo site oficial do clube, essa dúvida eu tinha há um tempo atrás e confirmei com o próprio Juventude. Por isso não considero o escudo que tenha a palavra Caxias do Sul.
    Abraços!
    Rosélio Basei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *