Dúvida em São Paulo!!!

Dúvida enviada pelo Marcio Javaroni que em breve retornará ao nosso convívio!Repasso aos especialistas em futebol paulista.

Há alguns anos, como você sabe, pesquiso a história do futebol de Ribeirão Preto para a publicação de um livro, que, digamos, já está bem adiantado e acabei deparando-me com um grande achado: um caderno, manuscrito, de um antigo diretor do Commercial FC (falecido, o material estava com seu filho), no qual ele anotava todos os resultados do clube, com as devidas escalações do alvinegro, de 1928 a 1936, ano em que o Commercial se fundiu com a Sociedade Recreativa.

Neste caderno, um dado me chamou muito a atenção: ele descreve os jogos “conhecidos” do Commercial no Paulistão de 1928 (Palestra Itália, Guarani, Portuguesa, Syrio e Corinthians). No entanto, são citados mais dois jogos, contra o Ypiranga e o Santos, o que daria a entender que o clube terminou a disputa do primeiro turno (pois completaria os sete jogos) antes de abandonar o torneio.
As únicas fontes conhecidas desse campeonato citam que o Commercial abandonou o torneio após o jogo contra o Corinthians, em 26/08, no entanto, o que justificaria uma partida contra o Santos após esse data? Até mesmo porque devemos levar em conta que a APEA proibia jogos de filiados contra não-filiados…

Partindo do pressuposto que todos os jogos pós-1930 estão corretos (a hemeroteca da cidade começa nesta data e, pelas minhas pesquisas, comparei todos os jogos e batem todas as informações), acho difícil o autor ter “inventado” esses dois jogos – um antes, Ypiranga, e outro depois do “tal” duelo contra o Corinthians.
Assim sendo, creio eu que o Commercial tenha completado esses sete jogos, abandonando o torneio talvez após algum determinando julgamento de fatos relativos ao jogo do Corinthians, mas não imediatamente após aquele jogo. Gostaria de ouvir a opinião de vcs a respeito.

Para dar maiores subsídios, os jogos que encontrei são os seguintes:

· Ypiranga 5 x 1 Commercial – 05/08/1928 – Local: São Paulo (SP)

COMMERCIAL: Jota – Tayan e Caty – Dominguinhos, Marquim e Carlito – Pedro, Maia, Eloy, Vespú e Marinho. Gol do CFC: Eloy

· Santos 4 x 3 Commercial – 09/09/1928 – Local: Santos (SP)

COMMERCIAL: Jota – Tayan e Caty – Dominguinhos, Catanduva e Carlito – Maia, Mingo, Waldomiro, Vespú e Marinho. Gols do CFC: Marinho e Vespú (2)

O jogo do Corinthians é citado no livro como tendo ocorrido no dia 26/08, com vitória do Commercial por 2 a 1, gols de Chapa e Maia. Particularmente, minha opinião é de que o clube disputou realmente todos esses jogos, mas depois foi julgado e punido por algo desse jogo contra o Corinthians, daí resolveu retirar-se do campeonato e da APEA, pedindo filiação à LAF.

Vale ressaltar que no mesmo caderno, em outubro, no dia 14, consta um jogo do Commercial contra a AA Palmeiras, na época filiada à LAF, o que comprova sua saída da APEA e entrada na Liga.

0 pensou em “Dúvida em São Paulo!!!

  1. Adalberto Kluser

    Edu,

    Pela experiência que tenho neste tipo de pesquisa, acredito que os jogos ocorreram como você descreve.

    Dá pra fazer o caminho inverso, que pode comprovar a realização dos jogos: verificar a relação de jogos de Ypiranga e Santos nesta temporada.

    Já tirei muitas dúvidas desta maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *