O time do bairro em que nasci! Breve história do Cambuí Futebol Clube – Campinas (SP)

Cambuí F.C. de Campinas / SP

O Cambuí Futebol Clube foi fundado em Campinas na terça-feira, do dia 1º de Junho de 1937. Seu nome foi em homenagem ao bairro em que foi formado ( um dos mais charmosos de Campinas ) e as suas belíssimas árvores da família das mirtáceas que em seus galhos florescem miúdas flores brancas e perfumadas; seus frutos vermelhos quase roxos tornam uma festa para passarinhos e abelhas. Suas cores: verde e branco.

Fundadores:

Arthur Franz (1º Presidente)

Bonfiglio Garutti

Otto Kriegel

Antonio Luvizzari

Francisco Ortega

Fernando Moreira

Benedito Amaral

Anézio Lemes

Hermínio Gaiani

Entre seus inúmeros títulos no futebol destaca-se :

Vice – campeão em 1946
Campeão Campineiro da 2ª divisão em 1950
Vice – campeão em 1952 da 1ª Divisão

O Cambuí F.C. sagrou-se o grande campeão do Megamaster-2008 ao vencer o E.C. Bela Vista, no 1º jogo por 4 X 3 e na segunda partida realizada em 23/11/2008, obteve um empate em 2 X 2.

Atualmente, o Cambuí F.C. se destaca por suas famosas escolinhas de futebol em conjunto com o Cruzeiro E.C. de Belo Horizonte / MG e tem sua sede localizada na Av. Orosimbo Maia, nº 2.485 – Cambuí, Campinas (SP) CEP: 13035-630. Participa ativamente dos campeonatos de bocha na cidade e em nível estadual.

Cambuí Futebol Clube, da Liga Amadora de Campinas. Ano de 1988

Time que disputou a LCF DE 1965.

FOTO: Acervo de Emerson Alessandra

FONTE: Arquivo pessoal / Liga Campineira de Futebol (LCF)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 38. Celso Franco, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “O time do bairro em que nasci! Breve história do Cambuí Futebol Clube – Campinas (SP)

  1. Fernando Esteves Filho

    Havia também o Botafogo do Cambuí? Já ouvi comentários a respeito… alguém teria algo mais a informar sobre isso?

  2. Luiz Carlos Linkevieius

    Nasci em 1960 na Vila Estanislau , me lembro do dia em que o Guarani FC foi treinar neste campo , eu ganhei um meiao de presente , morei ate 1971 depois me mudei para o Centro da cidade…

  3. Celso Franco

    André, o escudo em circulo com o “C” ao centro realmente existiu e foi utilizado pelo Cambuí por várias décadas, porém sempre em verde e branco. A cor vermelha no mesmo é mais uma das muitas “estórias do futebol Campineiro” do qual irei aos poucos blogando para conhecimento de todos.
    Um forte abraço

    Celso

  4. Andre Martins

    opa,eu tinha postado um escudo vermelho/branco que seria do cambuí,seria veridico?

    ah ,e parabéns pelo artigo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *