Associação Rocinhense de Futebol – 100 anos de História

Associação Rocinhense de Futebol
Vinhedo / SP

[img:Rocinhense.jpg,full,centralizado]

Tudo começou no dia 20 de Janeiro do ano de 1.909, em uma reunião de cidadãos e desportistas da época, que segundo informações ocorreu em uma fábrica de chapéu de palhas, pertencente ao Sr. João Benetti, que ficava localizada nas proximidades da atual Praça de Sant’Ana, no centro do então Distrito de Rocinha. O objetivo era a formação de um time de futebol para o qual escolheram o nome de Associação Rocinhense de Futebol , derivado do nome do Distrito. O futebol na época, assim como nos dias de hoje, era o esporte preferido da juventude e de grande parte da população.

Os jovens fundadores desse novo time de futebol, que também foi o primeiro clube de Rocinha foram: Prof. Romeu de Moraes, Antônio Gonçalves, Attílio Braghetto, Francisco Salustiano de Souza, Epifânio Salustiano de Souza e Fernando Biscardi. De comum acordo entre os presentes naquela reunião, ficou decidido que todos esses fundadores responderiam cada qual por uma atividade dentro do novo clube, recém criado, mas sem a constituição de uma diretoria. Inicialmente o clube fundamentou-se no futebol, tendo seu campo onde hoje se encontra construída a Igreja Matriz de Sant’Ana. Mais tarde o local foi transferido para a Vila Planalto, em terras pertencentes à Família Pescarini e onde hoje se encontra instalado o colégio Patriarca da Independência.

Com o passar do tempo, o time que era a coqueluche da época foi ganhando torcida e muitos adeptos. A população reconhecia no trabalho e no esforço daqueles jovens um ideal de levar adiante um projeto promissor, ou seja, o de dar para a população do então Distrito um divertimento que era da simpatia de muitos, “o futebol”. Tal esforço foi compensado e o clube veio a ser beneficiado com a doação de uma gleba de terra, pertencente à Dona Leontina Swalles de Barros, proprietária da Fazenda Cachoeira. A terra doada é onde hoje se localiza o balneário do clube, perfazendo uma quadra inteira na área central da cidade.

O time foi crescendo e começou a ganhar tradição, não só na cidade como em toda a região. Tornou-se então necessário possuir uma sede social, pois alem do futebol, moços, moças e a sociedade em geral necessitavam de um local para reuniões e encontros sociais, como por exemplo, um salão de bailes A idéia foi amadurecendo e o clube com vários sócios e uma pequena economia em caixa, acabou adquirindo uma área ao lado da Igreja Matriz, na Praça de Sant’Anna, de propriedade da Família Trevisan, por trinta contos de réis. Outra parte da área foi recebida como doação da Família Magalhães e hoje ali se localiza a sede social do clube.

No ano de 1.947, deu-se o lançamento da pedra fundamental da primeira sede do clube, com a posterior construção do prédio que por muito tempo foi um dos mais conhecidos e renomados salões de baile da região, pela característica de sua pista em formato oval, até então o único conhecido entre as cidades vizinhas, sendo, portanto um orgulho para os Rocinhenses.

Além de possuir uma das melhores equipes de futebol da época, o galo vermelho e branco como era tradicionalmente conhecido, chegou a participar por diversas vezes de campeonatos regionais da Federação Paulista de Futebol.

A Associação Rocinhense de Futebol é na atualidade um patrimônio de seus associados, possuindo em sua sede na Praça de Sant’Ana, um salão social, sala de troféus e reuniões, dois belos campos de bochas acarpetados, salão de jogos, lanchonete e secretaria. No balneário localizado na Rua Fernando Costa, existem duas piscinas, uma quadra de tênis e paredão, um campo de futebol society, uma quadra poliesportiva, sala para exercícios, parque infantil, salão de jogos, dois campos de bochas, pista para autorama, sauna, lanchonete, área para churrascos e vestiários.

Curiosidades:

Disputou contra o Guarani F.C., a 1ª partida realizada pelo Bugre Campineiro, “fora” de Campinas em
01/10/1911. Na Rocinha – atual Vinhedo, o Bugre venceu por 2 x 1.

Disputou a 4ª Divisão de Profissionais em 1966 e 1967.

Campeã da Série Carlos Rolim em 1953 pela Liga Campineira de Futebol.

Origem do nome: Referência ao Distrito de Rocinha que passou à Munícipio em 1948, alterando seu nome para Vinhedo.

Mascote: Galo Vermelho e Branco

Inúmeras vezes Campeã de Futebol em Vinhedo em suas diversas categorias.

Parabéns, pelos 100 anos de História !!!

Fonte: Site do clube, Arquivo pessoal e Almanaque da FPF de 1957.

2 pensou em “Associação Rocinhense de Futebol – 100 anos de História

  1. Antônio Carlos panicacci

    Participei de centenas de bailes nesse clube. Cheguei, inclusive, a ser sócio, uma vez que que não tinha um título, e, só pagava a manutenção. Ia nos bailes de veteranos que chegava entrar e pegar uma gravata e trazer uma pra outra pessoa entrar. No carnaval então era 4 noites e 2 matinês que saudade. Hoje tenho vontade de ser sócio de verdade, mas agora com essa pandemia Naum dá, mas quem sabe quando diminuir eu compre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *