Departamento Desportivo do C.A.D.E.M. (Concessionária Administradora da Empresa de Mineração) – Arroio dos Ratos (RS)

Contando com a preciosa colaboração do amigo e Pesquisador Douglas Marcelo Rambor, segue mais um escudo inédito: o Departamento Desportivo do C.A.D.E.M. (Concessionária Administradora da Empresa de Mineração) foi uma agremiação do Município de Arroio dos Ratos (RS). O Alvinegro foi Fundado no dia 19 de Dezembro de 1938, pela mineradora CADEM. O escudo do time, consta a fachada do prédio da CADEM, dentro do círculo.

Em 1936, a empresa chegou ao distrito de Minas de São Jerônimo, para dois anos depois fundar o D.D. do CADEM. A mineradora conseguiu unir dois velhos rivais daquela época: Sport Club Guarany e o Sport Club Brasil. A escolha das cores do CADEM acabou sendo o preto e branco, uma vez que não teria cores melhores para representar os mineiros.

Além da equipe de futebol, foi construído um belo estádio com pista atlética. Fora montada uma equipe forte para disputar os municipais de minas de São Jerônimo, que na época reunia os distritos e hoje municípios: São Jerônimo, Charqueadas, Butiá, além de Arroio dos Ratos ao distrito que abrigava a CADEM.

Rapidamente, a equipe se tornou uma potência futebolística da região. Tanto é verdade que no ano seguinte a sua fundação oD.D. do CADEM disputou o Campeonato Gaúcho de 1939, 1940 e 1941. Depois, o clube voltou às competições amadoras participando nos anos de 1943, 1944, 1945 e 1947. Como a grande maioria das equipes que fecham as suas portas, o CADEM desapareceu de forma silenciosa sem deixar vestígios.  

CURIOSIDADES – Os jornais da época colocavam erroneamente o nome do time como “Departamento Desportivo das Minas de São Jerônimo” quando na verdade era o sobre o Departamento Desportivo do C.A.D.E.M. Outro detalhe é que naquela época o clube ficava em Minas de São Jerônimo, atualmente, é Arroio dos Ratos.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

9 pensou em “Departamento Desportivo do C.A.D.E.M. (Concessionária Administradora da Empresa de Mineração) – Arroio dos Ratos (RS)

  1. Antonio Mario Ielo

    Vitor Dias, Obrigado pelas informações.

    Conclusão.

    Embora são cidades vizinhas, e a duas terem ou tiveram clubes com o nome Flamengo FC, o clube que participou da segunda divisão de 1966 foi o Flamengo FC de Conconhas, junto com o outro clube da mesma cidade e distrito o “Casa de Pedra EC”.

    No video é possivel idetificar os escudos dos dois clubes:
    – o Flamengo igual ao Fla-Rio e o Casa de Pedra igual ao Atletico-MG.

  2. Vitor Dias

    Caro Antonio Ielo,

    Sei, sobre o Flamengo de Lafaiete, que jogou a Terceira Divisão de 1987, informação que obtive aqui mesmo no blog, que divulgou a campanha do Brumadinho naquele campeonato. De acordo com os jornais de Belo Horizonte, o Flamengo de Congonhas daquela lista foi um time do antigo distrito de Casa de Pedra, rival do Casa de Pedra Esporte Clube, também daquela localidade. Pelo que pude apurar o distrito já não mais existe, e com ele os times também desapareceram…

    Sobre o Flamengo e o Casa de Pedra, este vídeo foi o máximo que pude encontrar:

  3. Sergio Mello Autor do post

    Olá meu amigo Ielo!!
    Primeiramente, é um enorme prazer vê-lo por aqui!!
    Espero que agora, o amigo volte ao nosso convívio!!
    Quando puder faça uma varredura nas minhas postagens,
    pois encontrei alguns escudos que o amigo procurava!
    Aquele do Ferroviário de Cantagalo (lembra?)
    Já consegui uma foto do time e uma amiga de lá
    Vai fazer uma entrevista com um ex-jogador do Ferroviário e me mandar mais fotos!
    Vou postar as fotos, escudo e a história! Rs

    Sobre o Basei, com certeza a indagação é pertinente! Estou atualmente recebendo muitos documentos timbrados, com o endereço do local antigo. Um exemplo: Clube Cimento Paraíso de Paraíso. Esse município (Paraíso) eu não estou achando. Segundo um amigo de Campos pode ser um Distrito de lá!
    Nesse momento, só pesquisando e perguntando para tentar descobrir.

    Um grande abraço e seja bem-vindo!

  4. Sergio Mello Autor do post

    Olá Vitor, tudo joia!
    Acredito que cada um aqui deve ter os seus percalços… Eu já me deparei com alguns. Atualmente, o que mais me incomoda são aqueles documentos timbrados antigos, onde a localidade não é mais a mesma. São municípios que foram desmembrados e o clube agora fica em outro lugar.
    Acredito que a troca de ideias é sempre bem-vinda. Em alguns casos eu pesquiso o local para saber se mudou de município ou mando um e-mail para a prefeitura mais próxima ou tento contatar alguém daquela localidade.

    Abraços

  5. Antonio Mario Ielo

    Sergio e Douglas,

    Parabéns pelo arduo trabalho do rarissimo escudo do, então agora, CADEM, extensivo ao trabalho de resgate do escudo do pioneiro Maanschaft de Porto Alegre.

    A pergunta do Roselio é pertinente, para padronizarmos os trabalhos de catalogação.

    Na minha opinião, devesse relacionar a localidade do clube a época de sua participação, pois provavelmente na documentação de registro na Federação Gaucha deva constar como sede o municipio de São Jerônimo, complementado como as informações adicionais do Distrito sede. Se possivel acrescentar a situação atual, com a mudança de nomenclatura e a situação politica administrativa municipal.

    Um grande a abraço a todos.

    Ielo

    Em tempo, e fora do artigo, pergunto ao Vitor Dias.
    Em sua lista dos participantes da segunda divisão mineira, acredito que o Flamengo Futebol Clube seja de Conselheiro Lafaiete, em detrimento ao que constou na lista como de Congonhas. Certo ou não?

  6. Vitor Dias

    Rosélio e Sérgio, é mais ou menos a mesma dúvida que me permeou quando tratei do Itaú Esporte Clube, de Itaú de Minas, na Primeira Divisão 1961. Até 1992, a cidade era um distrito de Pratápolis, o que inclusive me levou a estranhamentos durante minha pesquisa. Cheguei a imaginar que o Itaú mandara jogos em Pratápolis achando que era uma cidade razoavelmente distante e só a posteriori pesquisei a história da cidade e soube que Itaú de Minas foi emancipada no plebiscito de 1992…

  7. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Basei, como sou o menos indicado para tal debate, passei para o Douglas e vou repassar o que ele disse:
    “Olá Sérgio e Basei. A sugestão era citar o munícipio do CADEM, na época em que o mesmo existia, em Minas de São Jerônimo. Naquela época as localidades em torno eram distritos que depois alguns ganharam o status de município. Não é uma ciência exata, pois dependendo do endereço do CADEM poderia até ser em outro local. A tese se baseou em cima do local onde ficava a empresa. Mas ao ampliarmos as ideias ganhamos mais informações, a fim de enriquecer as informações aqui postadas.
    Afinal de contas, considero muito a opinião do Sérgio Mello e você (Basei)”.
    Att. Douglas.

  8. Roselio Luis Basei

    Parabéns Sérgio e Douglas por mais esta relíquia do futebol gaúcho. Só gostaria de trocar uma idéia com os amigos, como Arroio dos Ratos foi criado em 1964, não seria correto citar que este clube seria de São Jerônimo, pois na época que existiu Arroio dos Ratos ainda não era município, talvez seja uma tolice da minha parte, mas acho interessante a discussão, pois aqui no RS, temos vários casos desse tipo, que quando disputou era um município e depois do desmembramento passou a pertencer a outro.
    Abraços!
    Basei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *