Aos fãs de uma bela descoberta, eis aqui um escudo inédito. Graças à preciosa colaboração do pesquisador Marlon Krüger Compassi: o Fuss-Ball Mannschaft Frisch AUF foi uma agremiação da cidade de Porto Alegre (RS).
O clube foi Fundado numa segunda-feira, do dia 31 de Maio de 1909. O F.B. Mannschaft Frisch AUF mandava os seus jogos no Estádio Turnebund, localizado na Rua São Raphael, 152; Bairro São João. Durante o seu curto período de existência (oito anos), a equipe rubro-negra conquistou o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão de 1915, organizado pela Associação de Foot-Ball Porto Alegrense (AFBPA).
HISTÓRIA
O Fuss-Ball Mannschaft Frisch AUF foi fundado pela SOGIPA (Sociedade Ginástica Porto Alegre) e surgiu da fusão de três sociedades germânicas da época: Deutches Turn-Verein (1887); Deutches Turn-Verein (1889) e Turn-Verein.
Em 1909 mesmo, o atleta George Black descobriu uma área onde atualmente (2012) é o Parque Desportivo da SOGIPA, Zona Norte de Porto Alegre, desembolsando 20 contos de réis para sua aquisição definitiva, pagos a vista, dando, assim, início à construção do Estádio Turnerbund, ressaltando-se que, na época, somente o Grêmio (Estádio da Baixada, no bairro Moinhos de Vento) e o Porto Alegre (Estádio da Chácara das Camélias, bairro do Menino Deus) possuíam campos de jogo próprios.
A sugestão para que se criasse uma equipe para disputar partidas de futebol nasceu da persistência de George Black, ex-centro-médio de destaque do Grêmio em 1908.
Black, no entanto, era técnico de ginástica na SOGIPA, antes de propor a formação da equipe. O primeiro uniforme era branco com uma faixa vermelha; mais tarde incluiu golas e botões, até chegar ao uniforme definitivo, em listras grossas em vermelho e preto, como do Flamengo do Rio. Os calções, negros ou brancos, eram sempre muito compridos, indo até os joelhos.
Em 1917, com a Primeira Guerra Mundial já adiantada, os atletas do Frisch Auf eram muito visados, pois costumavam incluir descendentes de alemães e não era incomum serem agredidos com paus, pedras e palavrões. Desgostosos, os diretores da SOGIPA, em 1917, solicitaram o licenciamento da equipe, o que na verdade significou o fechamento definitivo do departamento de futebol.
FONTE: Pesquisador Marlon Krüger Compassi
Valeu Cícero!! Disse tudo!! Um grande abraço ao amigo!
Parabens Sergio e Roselio.
Definitivamente não existem limites para este grupo.
Olá Rodolfo!
Eu também fiquei entusiasmado com essa verdadeira relíquia! Aliás, começando pelo Marlon Krüger Compassi que encontrou a imagem do escudo em preto e branco… Passando pelo Rosélio Basei e chegando até a mim.
Busquei reproduzir o escudo nos seus mínimos detalhes! Estou muito feliz por ter feito esses trabalho em grupo e agradeço ao Marlon Krüger e o Basei pela parceria! Sem dúvida mais uma descoberta feita pelo Blog. Só aqui que os internautas terão grandes novidades e belíssimas descobertas!
Abração e parabéns a todos!
Caro Sérgio, parabéns! Que achado, que elaboração, que conquista. Um dos clubes mais importantes da gênese do futebol gaúcho está descoberto!
Valeu!, Abs, Rodolfo Kussarev