Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos (RS)

O amigo e membro deste Blog, Rosélio Basei postou em 2010, o distintivo da Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos (AMGEA). A entidade gaúcha foi Fundada no dia 10 de Abril de 1929. Contudo, as cores do escudo era um mistério. Numa de suas pesquisas, Douglas Marcelo Rambor conseguiu solucionar o enigma.    

Em 1929, Grêmio, Internacional, Americano e outros clubes desligaram-se da APAD e criaram a AMGEA, Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos. Em 1937 a AMGEA dividiu-se em AMGEA Cebedense (amadora) e AMGEA Especializada (profissional).

Em 1939 as duas entidades fundiram-se em uma única AMGEA. A partir de 1941, com a extinção da AMGEA, o campeonato porto-alegrense passou a ser organizada pela FRGF, Federação Rio-grandense de Futebol, que mais tarde passaria a se chamar FGF, Federação Gaúcha de Futebol.

 

FOTO: Acervo Pessoal do Sr. Pimenta

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 12. Rosélio Basei, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sergio Mello

Sou jornalista, trabalho no Jornal dos Sports (atual ‘RJ Sports’), aqui no Rio de Janeiro/RJ, desde 2005. Anteriormente, trabalhei na Rádio Record e Jornal O Fluminense, de Niterói. No jornal já fiz o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Atualmente, tenho cerca de 3 mil matérias assinadas, e cubro o Flamengo e ainda faço a página dos pequenos. Também sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *