Independente Futebol Clube – Limeira (SP)

 
O Independente Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Limeira (SP). O clube foi Fundado no dia 19 de Janeiro de 1944. A sua Sede fica na Rua Professor Octaviano José Rodrigues, 1302 – no Bairro: Vila Santa Lina.
 
História
Antes de se profissionalizar, a equipe venceu seis vezes o Campeonato Citadino: 1958, 1962, 1965, 1967, 1969 e 1971. Além disso, foi tricampeão da Taça Cidade de Limeira, em 1963, 1964 e 1965 e ficou com a posse definitiva da taça.
 
Ainda antes de disputar os torneios profissionais, o Independente ganhou o apelido que carrega até hoje: Galo da Vila Esteves – bairro onde está localizada a sede do clube e alusão ao uniforme, igual ao do Atlético Mineiro, que já carregava o mesmo apelido.
No escudo, apenas uma alteração ao longo de sua história: a letra “I” inserida em um círculo foi substituída por outro muito parecido com o atual, criado em meados de 1960. Posteriormente, somente pequenas mudanças, com a alteração apenas na década de 70, quando um galo foi introduzido, inicialmente, ao brasão. Depois, o galo foi inserido no contorno inferior do escudo, que perdura até hoje.
O Independente participou pela primeira vez de uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol três décadas depois de sua fundação, em 1972, ano em que se tornou profissional.
 
Disputou o Campeonato da Segunda Divisão (atual Série A3) e foi campeão deste torneio no ano seguinte, em 1973, conseguindo o acesso à Divisão Intermediária do Futebol Paulista (atual Série A2).
 
Desde então, o time de Limeira participa, todos os anos, de alguma competição organizada pela FPF. No entanto, em 1974, o clube não pôde disputar a Divisão Intermediária, em função de seu estádio comportar apenas cerca de duas mil pessoas.
 
Mas em 1975, para atender às exigências da Federação Paulista de Futebol, o clube iniciou uma campanha popular para construir as arquibancadas do estádio municipal Agostinho Prada, o Pradão, em Limeira, aumentando sua capacidade para 10 mil lugares. Só assim pôde disputar o Campeonato da Divisão Intermediária.
 
Em 1984, a equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão e um novo acesso foi conquistado quatro anos depois, quando terminou o campeonato em segundo lugar, em 1988, e adquiriu novamente o direito de disputar a Divisão Intermediária de 1989.
 
Em 1991, conquistou o Torneio Inicio da Divisão Intermediária da FPF e foi vice-campeão Paulista da Divisão Intermediária. Porém, em 1992, foi rebaixado novamente para a Segunda Divisão, onde permaneceu até 1998.
 
Em 1999, foi campeão da Série B1 do Campeonato Paulista, adquirindo o acesso à Série A3 do Estadual. Em 2007, um importante título: o da Copa Energil C, na final contra o Flamengo de Guarulhos.
 
Na temporada de 2009, o clube chegou aos seus 65 anos de existência e, na Série B do Campeonato Paulista, não conseguiu passar à segunda fase. Em 2011, disputou o Campeonato Paulista da Série B, obtendo o acesso à série A3 ao vencer a partida contra o Primeira Camisa no dia 23/10/11 (4 x 0) e sendo campeão desta série ao vencer o Capivariano.
 
FONTE:  Wikipédia
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Independente Futebol Clube – Limeira (SP)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Valeu Rodrigo! Obrigadopela força!

    Isso aí!! Faculdade é algo importante, pois um bom aproveitamento significa boas propostas de trabalho no futuro!

    Um grande abraço ao amigo!

  2. Rodrigo Santana

    Olá Sérgio, seus artigos, como sempre, estão fantásticos. Parabéns…

    Aproveito a oportunidade para esclarecer meu “sumiço”: FACULDADE: Estou atarefado com a mesma e mais meu projeto de pesquisa, quando der publico algo. Espero que os amigos entendam.

    Att.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *