A Associação Atlética Internacional é uma agremiação da cidade de Limeira (SP). O clube foi Fundado no dia 05 de Outubro de 1913. A sua Sede fica localizada na Avenida Doutor Belmiro Fanelli, 270 – no Bairro: Jardim Bandeirantes.
HISTÓRIA
O ano era 1912. Os times da cidade eram Almofadinhas e o Barroquinha. O primeiro era considerado de elite e treinava, assim como jogava, em um campo de terra nas proximidades do Asilo de Mendicidade.
Já a outra equipe, era da “massa popular”, do “povão” e tinha como campo de terra em que ficava localizado nos altos da antiga Rua do Comércio, hoje, é a rua Dr. Trajano. O nome “Barroquinha” era devido se iniciava uma barroca ao lado do campo.
Pois é… “Barroquinha” é o que originou a nossa gloriosa Associação Atlética Internacional de Limeira, no dia 05 de outubro de 1913. Por ocasião de vários imigrantes radicados na cidade, na época, como japoneses, italianos, alemães, portugueses, entre outros, o nome Internacional foi mais do que justo em homenagear todas as “etnias”.
Os primeiros “heróis” e diretores foram: presidente José Alves Penteado; vice-presidente: Fausto Esteves dos Santos; secretário: Ajax Garroux; “captain”: Antônio Esteves dos Santos Junior (Tonico Esteves) e João Busch como fiscal de campo.
A primeira reunião, realizada no “Theatro da Paz”, determinou várias regras desportivas assim como os deveres dos associados. Uma delas, por exemplo, quem quisesse atuar pelo time tinha que ser sócio e, junto com os associados, pagar uma mensalidade de $1000 (mil réis).
Já na parte de futebol, o “captain” da equipe era para manter a disciplina assim como manter a ordem de todos, que, aliás, deveriam estar uniformizado com um calção branco de faixa preta, camisa listrada com as cores preta e branca, além de usar meias pretas com duas listras brancas e obrigatoriamente compridas. A primeira partida foi no dia 12 de outubro de 1913 contra o Sport Clube Carioba, na Vila Americana, na cidade de Americana.
Estádio Major José Levy Sobrinho – o Limeirão
Títulos
Troféu de Campeã Paulista de 1986, maior feito na história da Internacional. Exposto atualmente na galeria de troféus do Limeirão.
|
1961 – Campeã da Série Algodoeira, 2ª Divisão de Profissionais1962 – Vice-Campeão da Série Dr. João Havelange, 2ª Divisão de Profissionais
1962 – Campeã da Série B – Semi-finais, 2ª Divisão de Profissionais
1966 – Campeã da Segunda Divisão de Profissionais
1976 – Vice-campeã do Torneio Brigadeiro Jerônimo Bastos
1978 – Campeã da Intermediária, garantindo ao Leão o direito de disputar o Campeonato Paulista da Divisão Especial de Profissionais, hoje Primeira Divisão
1986 – Campeã Paulista de Futebol – O primeiro time fora do Eixo dos Grandes
1986 – Campeã do Torneio Interestadual RJ -SP (INTER 3 X 0 FLAMENGO)
1986 – Detentora da Taça dos Invictos (17 jogos)
1986 – Campeã do Grupo “G” do Torneio Paralelo
1988 – Campeã Brasileira da Série Amarela – Grupo Especial
1990 – Campeã Taça BH
1996 – Campeã Paulista da Série AII – Retorno à Série de Elite
2003 – Campeã Paulista Sub20 – Primeira Divisão
2004 – Campeã Paulista da Série AII – Retorno à Série de Elite
|
FONTE: Site da A.A. Internacional de Limeira