Futebol Maranhense de 1949: Santa Isabel E.C. e Volante E.C.

No Diário de São Luiz noticiou o jogo amistoso do Santa Isabel Esporte Clube (escudo inédito acima) x Volantes (fundado em 1948). As duas equipes disputaram o Torneio Início e o Campeonato Maranhense de 1949.

 Nome: Volantes Esporte Clube

 Cores: Vermelha e branca

 Alcunha: Volatino

 Cidade: São Luis (Maranhão)

 Fundado em 1948, por força da comunhão de pensamentos de uma pleiade de cinesiforos sanluizenses.

 

Abaixo o texto na integra:    

MANCHETE: Reaparece o Sta. Isabel enfrentando o Volante

 

SUBTÍTULO: O embate de hoje, á tarde desperta regular atração – Luiz Luz será o juiz da contenda – A equipe fabrilense estreará a sua nova equipagem – Os quadros prováveis – Outras notas

 

Se a memória não nos engana o Santa Isabel este ano, é a primeira vez que pisa no gramado para realisar jogos. A ausência do grêmio fabrilense de nossas canchas, todavia não importou na sua queda de produção porque o rigoroso método de treinamento adotado pelo preparador da referida equipe foi neste período mantido rigorosamente. O grêmio de “Baiano” dará combate na tarde de hoje ao Volante Esporte Clube o conjunto que vem causando sucesso desde a sua fundação, nos meios esportivos da cidade. Bem treinado também, o Volante promete fazer uma boa exibição frente ao seu adversário. É de notar que esta é a primeira vez que os volantinos enfrentam o grêmio izabelino, isto, portanto é motivo de mais uma atuação para os amantes do popular esporte-rei.

 

NOVA EQUIPAGEM

O time de Santa Isabel estreiará por ocasião do “match” a sua nova equipagem. A nova equipagem tem as seguintes características: Camisa azul com uma cruz de malta encarnada no peito; calção branco com listras laterais.

 

LUZ NA ARBITRAGEM

O Sr. Luiz Luz conhecido desportista sanluizense, em face de sua excelente atuação por ocasião do “maremoto” realisado terça-feira á noite foi convidado para dirigir o embate de logo mais. De acordo com o boletim da FMD (Federação Maranhense de Desportos) as demais autoridades que funcionarão nesse jogo são as seguintes: BOLETIM OFICIAL 287, CD 1949.

A Federação Maranhense de Desportos tomando em apreço o requerimento que lhe dirigiram os filiados Volante Esporte Clube, Santa Isabel Esporte Clube, no dia 17 de março concede licença para a realização de um jogo amistoso, sábado dia 19 do correspondente, às 16 horas, no Estádio Santa Isabel, entre as representações dos dois aludidos Clubes, e designa estas autoridades para dirigi-lo:

Direção técnica – Sr. Jaime Pires Jaime;

Auxiliar – Sr. José Brito;

Assistência médica – Dr. Almir Menezes;

Juiz – Sr. Luiz Luz;

Juiz substituto – Sr. Cícero Romão Batista;

Auxiliares – Dois atletas do M.A.C. (Maranhão Atlético Clube)

São Luiz, 18 de março de 1949

Da Secretaria da F.M.D.

            Salvo modificação de última hora, são as seguintes equipes que preliarão:

SANTA ISABEL – Baltazar; Cacarai e João Cinco; Noventa e Um, Gordo e Lourival; Juba, Inaldo, Pepê, Vinícius e Bento.

VOLANTE – Hamilton; Justino e Tarrindo; Albino, Bengala e Manduca; Vassourinha, Almeida, Piauí, Bi e Mario Sete.

 

 FONTE: Diário de São Luiz, na página 10 (São Luiz, sábado, dia 19 de Janeiro de 1949)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *