Futebol Maranhense de 1949: Fundado o Santa Luzia E.C.

Assim o Diário de São Luiz noticiou o surgimento do Santa Luzia Esporte Clube, fundado no dia 13 de dezembro de 1948. Abaixo o texto na integra:    

MANCHETE: Fundado em nossa capital o Santa Luzia Esporte Clube

 Foi recentemente fundado em nossa capital o Santa Luzia Esporte Clube. Comunicando-nos a sua fundação, enviando-nos o seguinte oficio, o qual agradecemos augurando pleno êxito a novel agremiação e a sua diretoria:

“São Luiz, 3 de janeiro de 1949.

Ilmo. Sr. Redator do “Diário de São Luiz” – Nesta cidade – prezado senhor – É com grande satisfação que comunicamos a V.S. que em Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 13 de dezembro p. passado (1948), os empregados da Companhia Carioca Industrial fundaram esta agremiação esportiva, sob os auspícios da milagrosa Santa, que lhe empresta o nome em homenagem à Fábrica desta Companhia, que possui também a mesma denominação ficando a sua Diretoria assim constituída: 

– Paulo Medeiros, presidente;

Luiz Gomes de Oliveira, vice-presidente;

Anacleto Pamplona Júnior, secretário;

Valter Falcão da Costa Gomes, tesoureiro;

Heráclito Nina Neto, diretor-técnico.

            Informamos a V.S. que nesta data solicitamos a inscrição deste clube na Primeira Divisão da Federação Maranhense de Desportos, e que os seus Estatutos foram publicados no Diário Oficial do Estado, de nº 287 de 23-12-48, e registrados Sab. nº 188 no Cartório de Registro Especial de Títulos e Documentos.

            Esperando poder merecer o indispensável e valioso apoio desse brilhante órgão da imprensa maranhense, antecipamos os nossos sinceros agradecimentos e subscrevemos-nos – Atenciosamente – Santa Luzia Esporte Clube – Anacleto Pamplona Júnior, secretário”.

 

 FONTE: Diário de São Luiz, na página 10 (São Luiz, quarta-feira, dia 5 de Janeiro de 1949)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *