Interessante notícia publicada no Jornal A Tribuna de Santos/SP em 17 de março de 1955, sobre a situação do jogador uruguaio Juan Schiaffino. Abaixo esta matéria:
” Milão, 16 (UP) – O astro uruguaio Juan Schiaffino se encontra na curiosa situação de ser bastante italiano para que o exército o convoque para o serviço militar, mas não o suficiente para que se lhe dê um posto na seleção nacional italiana.
Os dirigentes do Milan revelaram que o jogador de 29 anos, foi submetido a exame médico para o serviço militar na semana passada, sendo julgado apto. Isto significa que o famoso meia poderia ser convocado dentro de um ano.
Isto não constitue surpresa para o Milan nem para o jogador. Quando assinou com o clube em princípios desta temporada, Schiaffino sabia de todas as obrigações da lei italiana para os filhos de italianos que, nascidos no exterior, vem trabalhar neste país.
Contudo a Federação Italiana de Futebol anunciou formalmente na semana passada que o veloz jogador é estrangeiro, de maneira que não pode ser incluído na seleção nacional italiana.
Um dirigente explicou que o jogador pode integrar o quadro italiano que derrotou a Argentina por 2 a 1 em dezembro passado unicamente porque se tratava de partida amistosa e porque os argentinos consentiram que ele jogasse. Desta forma fica a seleção italiana de ter em suas formações um excelente jogador.”