Fluminense Futebol Clube – Araguari (MG)

 

 O Fluminense Futebol Clube é uma agremiação da Cidade de Araguari (MG). O Tricolor do Bosque foi Fundado no dia 10 de Janeiro de 1942. Contudo, a história do que se tornaria o clube aconteceu quatro antes.

Na praça da Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, por iniciativa do vigário da Paróquia. Nascia o Matriz Futebol Clube que, pouco tempo depois, numa escolha democrática, a 10 de janeiro de 1942, virou Fluminense Futebol Clube, tendo as mesmas cores do xará do Rio de Janeiro.

O outro nome colocado na votação era Madureira Futebol Clube. O primeiro presidente oficial da Raposa foi Álvaro Lourenço de Souza, em 1943, funcionário público aposentado. Antes, comandou o time o padre Wilson Falcomer, da Paróquia do Senhor Bom Jesus.

O Tricolor do Bosque, como é carinhosamente conhecido, possui um grande prestígio no cenário esportivo mineiro e nacional, sendo sempre reconhecido e aclamado.

Ao longo da sua história, grandes personalidades se dedicaram ao clube, não medindo esforços para que o Fluminense honrasse cada vez mais o seu nome e o nome da cidade.

No dia 15 de janeiro de 1969, houve uma assembleia extraordinária para discutir a fusão entre Fluminense e Araguari. Dirigentes dos dois clubes estiveram na reunião.

A maioria concordou com a ideia, por entender que era o único meio de sobrevivência do futebol araguarino. No entanto, o presidente tricolor Wanderlei Pedro desistiu da fusão, pois não houve consenso quanto ao nome do novo clube, que inicialmente seria Araguari. Além disso, segundo ele, ocorreram divergências quanto aos nomes de alguns dirigentes.

Em março de 1975, na sede da ACIA, os dirigentes do Fluminense se reuniram para discutir a proposta de um grupo de empresários. Eles queriam construir um hotel de turismo no Estádio Sebastião César.

Os comandantes tricolores aprovariam a idéia, desde que o Clube recebesse a praça de esportes do ATC, com escritura em nome do Flu; a área para o novo estádio em local a ser escolhido pela diretoria, com todo o serviço de infra-estrutura feito pela Prefeitura; uma compensação financeira em moeda corrente; pagamento de dívidas fiscais do clube através dos empresários; garantia da cessão de outro estádio para que o clube continuasse as suas atividades até a construção do outro estádio.

No entanto, Oswando Monteiro disse que gastaria até o que não tinha para não permitir o negócio. “Não seria justo destruir o que se fez com tanta luta”, disse.
Em 1951, foi disputado o 1º Campeonato do Triângulo, organizado pela Liga Araguarina de Futebol (LAF).

O torneio não contou com nenhum time da então maior cidade da região, Uberaba. O grande campeão foi o Fluminense Futebol Clube, de Araguari, que já havia conquistado o campeonato de sua cidade.

No dia 24 de novembro de 1957, o Fluminense Futebol Clube, foi o Primeiro clube de futebol do Brasil a disputar uma partida de futebol em Brasília-DF, contra a equipe do Guará, formada por operários da construção civil do Distrito Federal, na ocasião o Fluminense perdeu o jogo, “era dia de festa” para os candangos, no jogo de volta, a equipe Tricolor em Araguari massacrou a equipe do Guará, continuando a festa!

Participantes:

Araguari Atlético Clube – Araguari
Clube Atlético Ituiutabano – Ituiutaba
Fluminense Futebol Clube – Araguari
Fluminense Futebol Clube – Uberlândia
Ipiranga Sport Club – Araxá
Ituiutaba Esporte Clube – Ituiutaba
Operário Esporte Clube – Araguari
Uberlândia Esporte Clube – Uberlândia

Clássicos: Na elite do futebol mineiro nas décadas de 60 e 70, o Fluminense realizou grandes embates contra Cruzeiro, Atlético, América, além dos clássicos regionais contra Araguari, Uberlândia, Uberaba e Nacional. No estádio do Tricolor, Galo e Raposa nunca tiveram vida fácil, mesmo com seus principais atletas, tais como Tostão, Reinaldo, Eder, Nelinho, Cerezo e tantos outros.

A primeira partida interestadual do Fluminense aconteceu no dia 7 de junho de 1943, em Goiandira (GO), saindo vitorioso por 1 a 0. No dia 21 de junho de 1951, foi a vez do Flamengo do Rio de Janeiro conhecer a força do futebol interiorano, com o Estádio lotado, as duas equipes emparam em 1X1, com um gol memorável do craque Carreiro.

Em comemoração ao seu aniversário, em janeiro de 1955, o Fluminense recebeu o Atlético Mineiro para um jogo amistoso e empatou por 2 a 2, com dois gols do craque Aires.

A equipe araguarina atuou com Kléber (Valdo); Carreiro e Corsino; Hermínio, Onofre e Pedrinho; Biscoito, Paulo, Aires, Cesarino e Cavozinho. Na conquista do Tri Campeonato Araguarino em 1957, ninguém menos do que a Miss Brasil Marta Rocha veio colocar as faixas de Campeões em nossos atletas.

Idalírio Braga, ex-jogador da Associação Atlética Araguarina e do Operário Esporte Clube, foi o primeiro treinador do Fluminense, dedicando boa parcela de sua vida à missão de preparar os atletas do Tricolor para as sucessivas campanhas entre 1943 a 1949.

Títulos:

Campeonato Citadino de Araguari: (1958, 1959 e 1960)
Campeão do Triângulo Mineiro: (1951)
Campeão do Brasileirao Serie D (2003)
Campeoao da Copa Dos amigos (1953) Vencendo O vasco da Gama na final por 3×1.

Jogadores importantes: Aldo Negrete, Fabio Sousa, Bim, Carreiro, Adalcino, Ozires, Cesarino, Odilon Walter Santos, Arlindo, Lino, Beliato, Juca Show, Mário Nunes, Noé, Kléber, Corsino, Diogo Marzagão, Hermínio, Onofre, Pedrinho, Biscoito, Paulo, Baiano, Cavozinho, Aires, Juraci, , Bim, Calvex, Sérgio Branco, Sandoval(Pacu), Arlindo, Lino, Reinaldo e Tubertino.

 

Fonte: http://www.fluminensearaguari.com/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *