Após garantirem o acesso, restava decidir o título do Campeonato Carioca da Série C. Na tarde deste domingo (29/07/12), quem fez a festa foi o Paduano Esporte Clube, de Santo Antônio de Pádua (Noroeste Fluminense), que comemorou o bicampeonato (1987 e 2012).
Após o empate no primeiro jogo (1 a 1), mesmo jogando fora de casa, o Paduano derrotou o América de Três Rios por 1 a 0, no Estádio Tiezão, assegurando o título da Terceirona pela segunda vez.
Mais uma vez, Bruno foi decisivo, ao cobrar escanteio na cabeça de Ector, autor do gol do título. No jogo de ida, o mesmo Bruno marcou olímpico, abrindo o caminho para a conquista. Agora, as equipes, que já tinham conquistado o acesso na semifinal, voltam às atenções para a Segundona de 2013.
Paduano não se intimida com a pressão da torcida
A galera invadiu o Tiezão e não deixou espaços nas arquibancadas. Porém, o Paduano não se intimidou com a pressão e tomou as rédeas da partida. Logo aos seis minutos, Marcos cobrou falta e Maromba fez a primeira defesa do jogo. Na sequência, Danilo arriscou de longe e a bola foi para fora.
Na única chegada do América de Três Rios no primeiro tempo, aos 12 minutos, em boa troca de passes, Peixinho recebeu e chutou fraco. Em dois tempos, Gláucio assustou a torcida, mas defendeu. Dominando a posse de bola, o time da casa, porém, tinha pouca objetividade e não assustava.
Cobrança de escanteio volta a ser decisiva
O segundo tempo começou como o primeiro: domínio da posse do América de Três Rios, mas com pouca objetividade, e chances claras de gol do lado do Paduano. Logo aos três minutos, Neto fez boa jogada no lado direito e cruzou. Eloy, de cabeça, marcou, mas o árbitro anulou devido a um toque de mão.
E, aos sete minutos, Bruno novamente foi decisivo em cobrança de escanteio. Ele jogou para a área e Ector cabeceou. Maromba tentou defender, mas ela acabou passando e entrando, para a festa da torcida do Paduano presente ao estádio. Logo depois, Eloy, em contra-ataque, chutou forte e Maromba defendeu.
Atrás no marcador, o América de Três Rios partiu para cima com tudo, mas de forma muito desordenada. Bem fechado, o Paduano praticamente não sofreu perigo. O técnico Elair Júnior colocou Maza e Bocão. Porém, sem inspiração, os atacantes não conseguiram resolver e o Paduano saiu campeão. A torcida, agora, aguarda a chegada dos jogadores em Pádua para comemorar o bicampeonato da Terceira Divisão do Campeonato Carioca.
AMÉRICA DE TRÊS RIOS 0 X 1 PADUANO
Local: Estádio Arthur de Toledo Ribas, Tiezão, em Três Rios (RJ)
Público e Renda: 420 pagantes / R$ 3.450,00
Árbitro: André Rodrigo Rocha
Auxiliares: Daniel de Oliveira e Thiago Neto Farinha
Cartões amarelos: Millá, Da Silva, Iresânio e Peixinho (América-TR); Gláucio, Eloy, Marcos e Bruno(Paduano)
Cartão vermelho: Eloy (Paduano)
AMÉRICA-TR: Maromba, Rodrigo, Elder, Maicon e Daniel; Milá, Da Silva (Lucas), Tainan (Maza) e Iresânio; Peixinho e Uélisson (Bocão). Técnico: Elair Júnior.
PADUANO: Gláucio; Neto, Ronzei, Ector e Bruno; Juninho, Giovane, Marcos (Clodoaldo) e Danilo (Vinícius); Eloy e Baiano (Victor). Técnico: Enílson Peixinho.
Gol: Ector aos 7 minutos do segundo tempo
Fonte: Victor Ribas