Estrela da Saúde F.C. – Capital (SP): Fundado em 1917

O Estrela da Saúde Futebol Clube é uma agremiação da Cidade de São Paulo (SP). O clube foi Fundado no dia Primeiro de Setembro de 1917. A sua Sede fica localizada na Estrada de Cumbica, 479 – no Bairro Jardim Ângela, na capital paulistana. O seu Estádio é o Guarapiranga (ex-João Atalla).

Tradicionalíssimo clube amador da cidade de São Paulo, o Estrela da Saúde F.C. participou 22 vezes do Campeonato Paulista de Futebol, estreando na Terceira Divisão (atual Série A-3), em 1923. Depois participou em outras sete vezes: 1924, 1925,  1928,  1929, 1931, 1932 e 1933.

No Paulistão da Segunda Divisão (atual A2) esteve presente em 13 edições: 1930,  1934,  1940,  1950,  1951,  1952,  1955,  1956,  1957,  1958, 1959, 1960 e 1961. 

A equipe iniciou sua história em 1913, quando disputou duas partidas, mas devido ao início da Primeira Guerra Mundial teve suas atividades interrompidas. Em 1º de setembro de 1917 a equipe retoma e é fundada oficialmente.
O time era formado por imigrantes italianos que trabalhavam nas Indústrias de Fiação Moinho Santista e utilizavam o tempo entre os turnos ou após o expediente para jogar cartas ou futebol em um terreno baldio atrás da empresa.
 
Muitos anos mais tarde, para contornar dívidas adquiridas pelo clube, foi feita uma parceria com o São Paulo FC, que adquiriu as equipes infantil, juvenil e júnior, e também receberia em comodato um terreno, no qual surgiu o CT de Guarapiranga.
 
 
Fontes: Almanaque do Futebol Paulista / Wikipédia
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Estrela da Saúde F.C. – Capital (SP): Fundado em 1917

  1. Sergio Mello Autor do post

    Eu estava pensado cá com os meus botões! Esse seu chefe era um perigo! Dependendo dele você iria de casa para o trabalho, e do trabalho para casa sem fazer nada! Rs
    Qualquer esforço físico que você tentasse ele chegaria para dizer: “Você já passou dos 30, para com isso”!
    Ainda bem que vc é um ser pensante e vou a jogar o seu futebol! Isso aí!

    Atualmente tá difícil achar campo ruim, pois a maioria para os “peladeiros” são há os de grama sintética! Quando a grama não é molhada e vc é derrubado… Queima que nem fogo! Rssrrss

    Sobre o escudo, vc te mandar um esboço do Clube Atlético Siderúrgica Aliperti. Aí vc vai fazendo as correções. Fiquei curioso para ver esse escudo! Rsrsr

    Abração!

  2. Gilberto Maluf

    Quanto ao escudo do Aliperti, não há muito o que fazer, está difícil de achar na internet. O escudo consistia de um círculo bem redondo. Na parte interna direita do círculo ficava a letra C que seguia o contorno da curvatura. Depois vinham as letras A e S. Terminava com a letra A, sendo que a parte externa do A fazia uma curvatura para acompanhar a parte interna esquerda do círculo.

    Quanto ao campo cheio de pedrinhas de obras o negócio era não dividir nenhuma bola e só tocar a bola, rsrs.
    Me lembrou uma vez que torci o pé jogando bola e fiquei uma semana sem poder andar. Fui ao meu chefe contar que ia ficar uma semana sem poder trabalhar, ele olhou para mim e falou: Você já está com trinta anos. Está na hora de parar! Quer dizer, não queria mais que eu me machucasse e prejudicasse o serviço sem a minha presença.
    Quinze dias depois estava liberado e fui jogar de novo e na lateral direita. Procurava sempre me antecipar e tirar o pé.
    E o medo de me machucar? rs
    abs

  3. Sergio Mello Autor do post

    Sensacional Gilberto!! Rs
    As suas histórias poderiam virar um livro, pois você conta de forma leve e atrativa!
    Por falar em campo ruim… Rrsrrs
    Eu me lembro de um inacreditável. Naquela fase em que eu fiquei um ano para poder ser federado ao Botafogo eu jogava num time do Botafogo que era a mescla de jogadores que não estavam no grupo juvenil que ia para os jogos, alguns esperando para serem federados e outros em teste.
    Fomos jogar num campo lá em Niterói próximo as barcas (atualmente esse já não existe mais),
    Rapaz… Mesmo de longe nós chegamos para fazer um jogo contra a Seleção da Liga Niteroense de Desportos, olhamos para o campo e ficamos assustados.
    Você via o verde da grama misturando com um cinza! Rsrrssrrs
    Aí quando entrei no campo vi que tinha grama com aquelas pedrinhas de obra!!
    Só para vc ter uma ideia o jogo terminou (vencemos por 6 a 1) e todos os jogadores saíram de campo ralados!!RSsrsr
    Para piorar o médico do Botafogo resolveu que veríamos tomar injeção para evitar alguma infecção!!
    Pode paracer exagero, mas até hoje quando lembro desse jogo chego a sentir o meu joelho arder!! Rsrsrsr

    Sobre o Clube Atlético Siderúrgica Aliperti… Vc teria alguma imagem ou site que eu pudesse ver a imagem?
    Abração

  4. Gilberto Maluf

    Neste mesmo campo do Estrela jogava de tarde o Clube Atlético Siderúrgica Aliperti que anos antes chegou a disputar um título nas divisões inferiores de profissionais do estado de São Paulo.
    O Aliperti chegou a contratar o meia esquerda Canhoto que tinha jogado no Palmeiras .
    O escudo, para vocês que entendem, era um círculo com as letras CASA, abreviando o nome da siderúrgica.
    abs

  5. Gilberto Maluf

    Sergio, o Estrela da Saude tinha seu estádio, até o inícios dos anos 60, no bairro do Jabaquara em São Paulo. Eu cheguei a treinar na categoria mirim. A gente gostava do Estrela e acompanhava os jogos contra os times da segunda e terceira divisões.
    Teve uma Copa São Paulo em 1962 que reuniu todas as equipes das divisões profissionais do estado e era mata-mata. E veio o Taubaté jogar no campo do Estrela.
    Foi um acontecimento e estava lá. O goleiro do Taubaté era o Amaury, um grandalhão calvo que depois iria defender o Botafogo do Rio. A gente ficou atrás do gol e ficamos pertubando o Amaury. Afinal eu tinha uns 11 anos.
    E o Taubaté venceu de 1 x 0. Tempos depois o Amaury já no Botafogo fez uma entrevista na antiga Revista do Esporte, com aquelas perguntas da época. E numa delas perguntaram: Qual o pior campo que você já jogou.
    Ele respondeu e me lembro até hoje: Tem um campo lá no bairro do Jabaquara em São Paulo que é um caso sério.
    Na verdade o campo só tinha grama nas laterais. rs
    abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *