Mais uma vez, contando com a preciosa colaboração do amigo gremista Douglas Marcelo Rambor, segue mais uma história e escudo: o Riachuelo Football Club foi uma agremiação do Município de Santiago (RS).
O clube foi Fundado oficialmente na quinta-feira, do dia 11 de Junho de 1931 (afinal, o time já existia um ano antes, mas somente depois foi devidamente registrado), na Rua Venâncio Aires, esquina com a Rua Júlio de Castilhos.
A escolha do nome foi uma homenagem a ‘Batalha do Riachuelo’, uma vez que no dia de sua fundação o episodio estava completando exatos 66 anos (11/06/1865).
No local de onde foi Fundado o Riachuelo F.C. acabou sendo construído o seu Estádio conhecido como ‘Campo da Lagoa’. Inicialmente, o estádio foi arrendado pela Prefeitura de Santiago.
Após o término da licença, o clube, que havia cercado o gramado, arrancou todas as tábuas do campo, incapacitando a disputa de jogos pela Liga Santiaguense de Futebol (LSF).
O Riachuelo foi o maior clube de Santiago, onde ganhou tudo nos primeiros anos de sua existência. Contudo, o clube ganhou uma antipatia dos adversários do município, em razão de ficar com toda a renda dos jogos. O seu maior e mais ferrenho rival foi o Ferroviário-Elite.
Em 1934, o Riachuelo conquistou o título da Taça Vitor Giovaninni e a Taça Regional, disputada entre os clubes das Cidades de Santiago, São Borja, São Luiz Gonzaga, Ijuí, Itaqui, entre outras.
O município de Santiago, que fica no Centro Ocidental Rio-grandense, tem uma população de 49.082 habitantes (Censo IBGE/2010), ficando a 409 km da capital de Porto Alegre.