Associação Atlética Ferroviária – Botucatu (SP)

A Associação Atlética Ferroviária é uma agremiação da Cidade de Botucatu (SP). A sua Sede fica localizado na Rua Manoel Silva, s/n – no Centro de Botucatu.

O ‘Gigante da Baixada’ foi Fundado no dia 03 de maio de 1939. Tudo começou num terreno baldio conhecido como “brejão”. Muito antes de 1939, ano de sua fundação, aficionados do esporte bretão preparavam o local para a prática das conhecidas “peladas” descompromissadas. Os nomes dos times eram sempre baseados nos grandes clubes das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Estrada de Ferro Sorocabana (EFS), que passava por Botucatu, gerava empregos aos botucatuenses que, por sua vez, formavam seus times adotando os nomes das divisões da companhia ferroviária: administração, depósito, bagagem, etc. 

Em 1939, havia vários clubes em Botucatu, e o mais famoso deles era a Associação Atlética Botucatuense. O sucesso desses acontecimentos inspirou os senhores Manoel da Silva e Lúcio de Oliveira Lima, funcionários da seção de almoxarifado do depósito de locomotivas da EFS a formar uma única equipe da companhia, reunindo os melhores jogadores de todas as divisões dentro da empresa.

Desta forma, surgiu oficialmente, no dia 3 de maio de 1939, a Associação Atlética Ferroviária. Já em 1940, sagrava-se campeã da cidade. Mesmo sem ter nenhum título de expressão estadual ou nacional, marcou história no futebol paulista e brasileiro revelando o jogador Zé Maria. 

No dia 21 de outubro de 1945, foi inaugurado o seu Estádio: Dr. Acrísio Paes Cruz (com capacidade para 3 mil pessoas).

Para a cidade, a importância do surgimento da Ferroviária foi o início de uma grande rivalidade com a Botucatuense, marcada tanto nos confrontos amadores como nos profissionais. Hoje em dia, é um clube amador com patrimônio muito considerável, e promove intensas atividades sociais, recreativas e poliesportivas.

No âmbito do futebol profissional, foram 19 participações da A.A. Ferroviária. No Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual A-2) foram 16 vezes: 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1956, 1957, 1958, 1959, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966 e 1967. No Paulistão da Terceira Divisão (atual A-3) foram três ocasiões: 1954, 1955 e 1960.

 

 Fontes:Almanaque do Futebol Paulista / http://aafbotucatu.com.br/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Associação Atlética Ferroviária – Botucatu (SP)

  1. Sergio Mello Autor do post

    Valeu André!
    Eu vi o segundo uniforme da Ferroviária de Botucatu. É, rigorosamente, idêntico ao São Paulo Futebol Clube. Como o escudo já é inspirado no Tricolor Paulista… Não foi uma surpresa ver o uniforme seguindo a mesma linha! rs
    Abraços

  2. Andre Martins

    Grande Ferroviaria. Ha alguns, aqui mesmo na minha cidade, em Itatiba, em minha ida a um brecho local, tive a felicidade de encontrar a camisa do clube. Apesar de nao ser de jogo, nao hesitei em comprar.

    Parabens pelo artigo, Sergio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *