Associação Cafelandense de Esportes – Cafelândia (SP)

A  Associação Cafelandense de Esportes é uma agremiação do Município de Cafelândia (SP). O clube foi Fundado no dia 17 de Março de 1968. A sua Sede fica localizado na Rua Pedro de Toledo, 191, no Centro.

Cafelandense já participou de competições profissionais em 17 oportunidades, entre 1968 a 1984, de forma ininterrupta. A trajetória da Cafelandense no profissionalismo começou com uma derrota por 3 a 1, diante do Dracena (no dia 04 de agosto de 1968), e a primeira vitória, aconteceu (no dia 1º de setembro de 1968), sobre o União de Potirendaba, por 2 a 1.

Por outro lado, a última vitória ocorreu no dia 26 de agosto de 1984, frente ao Paulista de Nhandeara, por 3 a 1. O seu último jogo aconteceu no dia 30 de setembro de 1984, na derrota por 3 a 0 diante do C.A. Nevense, em casa.

O estádio de propriedade da “ACE” é o Santa Izabel com capacidade para 2.500 lugares. Depois de abandonar o profissionalismo, o clube permaneceu sem atividades por seis anos e, após a eleição do atual mandatário, voltou a disputar uma competição amadora em 1990, participando do Campeonato Amador da Região de Bauru – Setor 68 A.

Daí em diante, se manteve disputando a competição, tendo-a conquistado em três oportunidades, nos anos de 1992, 1994 e 1996. Mais recentemente, a Cafelandense participou do Campeonato Amador da Região de Jaú, em 2.007, bem como da Copa Nacional de Futebol de Marília, em 2.008, conquistando a segunda colocação. 

Em 2.008, o time ainda participou de competições, porém, em 2.009, parou de jogar, uma vez que, não estaria havendo apoio da Prefeitura local. Nas categorias de base, uma escolinha funcionou até 2004, quando foi organizado um projeto que criou a “Copa Sul Americana“, com a participação de quase 2.000 atletas. A partir daí, segundo o presidente da ACE, não houve mais interesse e apoio por parte das autoridades municipais e, com isso, o projeto não continuou.

 

Fontes: Almanaque do Futebol Paulista / Wikipédia / Orlando Lacanna

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *