Associação Atlética Alumínio – Alumínio (SP): Fundado em 1947

 

A Associação Atlética Alumínio é uma agremiação do Município de Alumínio, no Interior Paulista (SP). O clube Alvianil foi Fundado no dia 21 de Abri de 1947. O clube teve origem da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), sendo voltada para o lazer dos seus funcionários.

 A sua Sede fica localizada na Avenida Paula Souza Pires, 38 – no Centro de Alumínio. A equipe manda os seus jogos no Estádio Senador Ermírio de Moraes com capacidade para 2 mil pessoas. O município de Alumínio, entre Sorocaba e Mairinque, fica a 72 km da capital paulista.

 No futebol profissional, a A.A. Alumínio participou durante 11 temporadas, no período entre 1964 a 1974. No Campeonato Paulista da Quarta Divisão (atual Série B)  foram quatro vezes: 1964, 1967, 1968 e 1969. Já no Campeonato Paulista da Terceira Divisão (atual Série A-3)  esteve presente Sete vezes: 1965, 1966, 1970, 1971, 1972,  1973 e 1974. Contudo, em 1975, desativou totalmente seu departamento de futebol profissional.

 Atualmente, o seu estádio, que está muito bem conservado, no local, existem ainda piscina, sauna, quadras, parque infantil, quiosques, sala de troféus, dependências que são usufruídas pelos seus 2.800 sócios titulares e seus dependentes mediante pagamento de uma taxa mensal.

 Hoje em dia o clube está aberto para ingresso de novos sócios independente de serem ou não funcionários da CBA, pois o clube está desvinculado da empresa. 

 

 Fontes: Almanaque do Futebol Paulista / Wikipédia/ Orlando Lacanna

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

4 pensou em “Associação Atlética Alumínio – Alumínio (SP): Fundado em 1947

  1. Sergio Mello Autor do post

    Eu entendi que vc citou os outros times como uma forma de agregar. O meu comentário é para juntarmos forças para “descobrir” mais times por aí. Nada pessoal, somente coletivo! rsssrsrrs

  2. Andre Martins

    Sei disso, Sergio. Tambem estou tentando fazer o mesmo, em meu artigo futebol na microrregião.

    Mas citei os clubes apenas para mais conhecimento.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Valeu André!
    Em São Paulo há milhares de clubes, entre profissionais, amadores, extintos, licenciados, inativos, etc. Rs
    É possível pesquisar e ir apresentando cada um. Dentro do possível, estou fazendo a minha parte. Rs
    Abraços

  4. Andre Martins

    Sensacional, Sergio.

    Hoje em dia, alem do A.A.A. , a cidade ainda conta com os seguintes clubes:

    – CA Bandeirantes
    – Jardim Olidel FC
    – EC Paraiso

    Todos, é claro, disputam somente torneios amadores.

    abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *