CAV – Clube Atlético Valinhense – Valinhos (SP): Fundado em 1925

 

O CAV – Clube Atlético Valinhense é uma agremiação da Cidade de Valinhos (SP). O clube foi Fundado no dia 20 de Setembro de 1925. A sua bela Sede fica localizada na Avenida Onze de Agosto, 2.095 – no Centro de Valinhos.

O CAV disputou quatro edições do Campeonato Paulista de Futebol, sendo duas da Segunda Divisão (atual Série A-2), em 1951 e 1952, e duas da Terceira Divisão (atual Série A-3), em 1954 e 1955.

Foi à primeira equipe da cidade a disputar o profissionalismo. Após essa passagem pelos quadros da Federação Paulista, tornou-se um clube social, recreativo e poliesportivo de muito sucesso.

O clube nasceu do futebol que era praticamente a única diversão existente na época, normalmente jogavam nas fazendas ou em cidades da região. Com o passar do tempo resolveram construir um campo de futebol, o local escolhido foi onde se situa hoje alguns barracões da Gessy Lever, próximos a Rua Senador Feijó.

Organizaram um mutirão com carroças, enxadas, picaretas, carriolas e construíram um campo de futebol. Isso em 1926.  Na época de chuvas, o local que era próximo a um brejo ficava alagado e resolveram construir um novo campo, o local escolhido é onde hoje situa-se a igreja da Vila Santana.

Durante mais de 10 anos, início da década de 30 e até o começo da década de 40, o clube esteve instalado na Vila Santana. Houve a compra do terreno na área central da cidade onde é hoje a rodoviária e lá permanecemos por mais de 25 anos.

Este local possuía um belíssimo campo de futebol que foi palco de muitos jogos onde surgiu o então famoso “Esquadrão Fantasma”, time temido pelos adversários pela sua qualidade.

Na sede do clube que possuía parque aquático, sala de carteados, quadra poli esportiva havia também o salão social onde foram realizados muitos bailes de carnaval e bailes de debutantes.

E por falar em carnaval, o CAV tinha a sua escola de samba, denominada Unidos da Madrugada, que venceu muitos carnavais e encantou por muitas vezes o povo Valinhense.

Por motivos políticos, teve sua área desapropriada no ano de 1968 sendo que para alguns na época poderia representar o fim do clube e exatamente aí que surgiu a oportunidade de um grande salto de qualidade, uma nova área foi adquirida na Av. Onze de Agosto no ano de 1969 e um novo clube foi construído.

Valinhos cresceu e o clube também. Hoje o CAV está sediado nesta área nobre, possui uma exuberante natureza, sendo considerado um dos mais bonitos da região, possui três campos de futebol sendo um oficial, Cinco quadras de tênis, três quadras poli esportivas, paredão p/ tênis, três canchas de bocha, duas mesas oficiais de sinuca, lanchonete, sauna seca e à vapor, um belo parque aquático com três piscinas e uma aquecida, quiosques, pista de Cooper, uma moderna academia de musculação, estacionamento interno, além do salão social onde são realizados belíssimos eventos sociais/culturais e tudo isto num ambiente aconchegante e familiar.

Fontes: Almanaque do Futebol Paulista / http://www.clubevalinhense.com.br/

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *