Neste domingo (15 de julho de 2012), o futebol do Rio teve boas notícias no fim da tarde. O América de Três Rios (fundado em 14 de junho de 1929) e o Paduano de Santo Antônio de Pádua (fundado em 27 de maio de 1927), conseguiram avançar a final do Campeonato Carioca da Série C. Com esse resultado, as duas equipes garantiram o acesso para a Segundona em 2013.
Além das duas equipes resta ainda uma vaga para subir, que será decidida em dois jogos (ida e volta), entre o Clube Atlético Barra da Tijuca (ex-Yasmin) comandado pelo ex-lateral Lira e o Villa Rio.
Três Rios está em festa!
O herói da equipe trirriense foi o goleiro Maromba. Assim o América de Três Rios segurou o empate por 0 a 0 com o Barra da Tijuca na tarde deste domingo (15) no Estádio Eustáquio Marques, em Jacarepaguá, e conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Carioca de 2013 e, consequentemente, a vaga na final da Terceira Divisão desta temporada.
Agora, o Mecão enfrenta, na final, o Paduano, em data e hora a ser definida pela FERJ. Por sua vez, o Barra da Tijuca encara o Villa Rio na decisão do terceiro lugar valendo a última vaga na Segundona.
C.A. BARRA DA TIJUCA 0 x 0 AMÉRICA DE TRÊS RIOS
Local: Estádio Eustáquio Marques
Árbitro: José Waldson de Matos Modesto
Auxiliares: Ricardo Nogueira da Silva e Ralph Coutinho Carneiro
Cartões amarelos: Flávio (Barra); Maromba, Maicon, Marlon e Da Silva (América-TR)
BARRA DA TIJUCA: Diego; Pierre, André, Robson e Laion (Gabriel, depois Léo Victor); Flávio, Domício, Raniere e Nandinho (Philipe); Raí e Marcão. Técnico: Lira.
AMÉRICA-TR: Maromba; Rodrigo, Elder, Maicon e Daniel; Marlon, Da Silva, Tainan (Milá) e Iresânio; Peixinho (Maza) e Bocão (Hismael). Técnico: Elair Júnior.
O VELHO E BOM PADUANO ESTÁ DE VOLTA
Foi dramático e na raça. Após 20 anos, o Paduano retornou à Série B do futebol carioca, depois de vencer o Villa Rio nas penalidades por 4 a 2, na tarde deste sábado, no estádio Eustáquio Marques, no Rio de Janeiro. O Trovão Azul apesar de jogar como visitante começou a partida criando chances de gol.
Na primeira, Neto chutou e a bola passou perto da meta carioca. Em seguida, o Villa Rio tentou assustar em chute de Jeferson, mas Gláucio defendeu.Na segunda etapa, o Paduano começou assustando. Logo aos cinco minutos, o zagueiro Ector cabeceou na trave e em seguida, o também defensor Ronzei chutou da entrada da pequena área para fora.
Com o passar do tempo, o Villa Rio começou a dominar o jogo, mas as investidas de Diego e Fabiano pararam no ótimo sistema defensivo do Paduano. No fim, o empate sem gols levou a disputa para as penalidades.
Logo na primeira cobrança do Villa Rio, Jefferson mandou para fora e Clodoaldo converteu para o Paduano. Na sequência, o Villa empatou e Ector fez 2 a 1 para o Trovão Azul. Na terceira cobrança dos mandantes, 2 a 2 e depois, Baiano recolocou o Paduano na frente.
Na quarta cobrança, Diego mandou para fora e o Paduano precisava apenas converter a cobrança de Marcos. Então, o capitão do time mandou a bomba e conseguiu a sonhada vaga na Série B do Carioca de 2013.
Fonte: Jornal dos Sports / Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj)