Clube Atlético Primavera – Curitiba (PR)

O Clube Atlético Primavera é uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). O clube foi Fundado no sábado, no dia 20 de dezembro de 1930 quando João Loprete Frega, Bôrtolo Gava, Máximo Zeni, Vitório Bevervanso, Antônio Lago, entre outros, fundam um clube para a prática do futebol.

As cores adotadas pelo novo clube são o verde, o preto e o branco para representá-los em seu escudo, em sua bandeira e na camisa. Seu uniforme oficial: camiseta tricolor, com listras verticais e calção preto, e desta maneira o time era conhecido, entre seus torcedores, como o ‘Tricolor do Taboão’.

Nos primeiros anos de existência o clube dedicou-se a prática do futebol amador em jogos amistosos e os festivais esportivos, muito comum para a época, entre seus associados. Estes festivais eram praticados no campo de futebol instalado em sua sede, no bairro do Taboão, região do extremo norte de Curitiba. Este local, um simples campo de futebol no meio de um bosque recebeu melhorias com o passar do tempo e transformou-se em uma praça esportiva em 1940.

O C.A. Primavera foi um dos articuladores na criação da Liga Suburbana de Curitiba e sua estreia na competição foi em 1941. No final da década de 1940 seu campo de futebol recebe melhorias e transforma-se no Estádio João Loprete Frega, homenagem ao fundador e ex-presidente do clube.

Escudo dos anos 60

 TÍTULOS

Disputando competições amadoras o Primavera obteve conquistas e notoriedade entre os principais times de futebol da capital. Neste período seus triunfos foram: vice-campeonato na Liga Suburbana em 1943 e 1944; campeão do torneio de aspirantes em 1948 e do torneio Independente em 1950; campeão do torneio de aspirantes de 1951; vice-campeão do torneio início de 1952 e campeão deste mesmo torneio em 1953; novamente campeão do torneio de aspirantes de 1956 e a maior conquista do C.A. Primavera: campeão suburbano de 1957.

Os bons resultados obtidos pelo time no final da década de 1950 fazem o então presidente, José Pedroso de Morais, sonhar em conquistas maiores e assim o Clube Atlético Primavera entre para a divisão profissional do futebol paranaense em 1961 e a estreia nesta nova fase do tricolor do Taboão é no domingo, dia 23 de abril de 1961, na cidade de Ponta Grossa, jogando com o time do Operário. O placar desta partida foi totalmente desfavorável para o Primavera, sendo goleado por 5×1. Em seu primeiro ano entre os profissionais do Paraná o tricolor do Taboão ficou em 9° lugar.

Nos próximos nove certames (incluindo 1961) o Primavera participa da principal competição estadual com o seguinte desempenho: 229 partidas; 73 vitórias; 63 empates; 93 derrotas; 341 gols marcados e 388 gols sofridos.

No estadual de 1969 o tricolor tem o seu pior desempenho, ficando na última colocação (14° colocado) com 15 pontos em 25 jogos: 5 vitórias, 5 empates e 15 derrotas. Em face aos resultados e a dificuldade financeira em manter o time profissional o presidente do clube, José Pedrosa de Morais, solicita afastamento das competições organizadas pela Federação Paranaense de Futebol pelo período de um ano, com a intenção de consolidar o patrimônio do clube.

Contudo, o C.A. Primavera nunca mais voltaria a participar de competições profissionais. Sendo assim, sua última partida oficial como profissional ocorreu na penúltima rodada do campeonato de 1969, em 12 de julho, perdendo por 3×1 para o Ferroviário, porque na última rodada do certame de 1969, com jogo marcado com o Grêmio Maringá em seu estádio, o estádio João Loprete Frega para o dia 20 de julho de 1969, este jogo foi cancelado.

Nos nove anos que participou da primeira divisão do campeonato de futebol paranaense, sua melhor colocação foi em 1964 com um 4° lugar.

O time de futebol do Clube Atlético Primavera foi extinto ao final de 1969 e o próximo passo da diretoria foi em vender o seu estádio (João Loprete Fraga), localizado no bairro Taboão.

Na década de 1990 o clube compra a propriedade do antigo Convento Irmãos Maristas e inaugura sua nova sede, agora na cidade de Almirante Tamandaré, cidade vizinha a Curitiba. Esta sede é atualmente um parque recreativo e o C.A. Primavera dedica-se as atividades sociais, ficando, somente na lembrança, o Tricolor do Taboão como clube de futebol, campeão na divisão amadora e integrante do futebol profissional do estado do Paraná.

 

 

 

Fonte: Facebook: C.A. Primavera

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *