Os dois primeiros escudos foram utilizados nos anos 50. O terceiro é o utilizado atualmente.
O Azulão nos anos 50.
Fonte foto: Picasweb.google.com
O Piraju Futebol Clube foi um clube brasileiro de futebol da Cidade de Piraju, no Estado de São Paulo. Fundado em 30 de junho de 1957, suas cores eram azul e branco. Mandava seus jogos no Estádio Municipal Gilberto Moraes Lopes, que tem capacidade para mil espectadores.
O Piraju Futebol Clube participou 14 vezes das divisões inferiores do Campeonato Paulista de Futebol. Registrou sua passagem pelo futebol profissional paulista na Terceira Divisão (atual A-3) entre os anos de 1962 a 1968; de 1980 a 1982; em 1984; e nos anos de 1986 e 1987. Finalizou sua participação disputando a Quarta Divisão (atual Série B) no ano de 1991.
Um dos maiores feitos realizados pelo time aconteceu no dia 15 de agosto de 1962, quando o Piraju Futebol Clube venceu por 2 a 1 um time misto do São Paulo Futebol Clube, que teve a presença do meia Jair da Rosa Pinto, em partida amistosa que teria tido um público de 6.000 pessoas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
Estádio Municipal Gilberto Moraes Lopes
fotos do estádio – fonte: jogosperdidos.zip.net
Piraju – Estância Turística
Piraju é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
Dados concretos apontam a ocupação da cidade em 1859, com a chegada da família Arruda na região, porêm historiadores acreditam que município de Piraju teve seu início por vota de 1800, devido a existência de uma estrada utilizada por viajantes para chegar a algumas localidades na região. Devido a esse fato e a fertilidade da terra, alguns colonos foram tomando posse e por ali se estabelecendo.
O local era conhecido como Tijuco Preto, que na língua Tupi-Guarani quer dizer “caminho de entrada”. As terras pertenciam a três famílias da região: Arruda, Faustino e Graciano, e por volta de 1859 foram doadas para a criação do Patrimônio de São Sebastião.
Em 16 de Março de 1871, através do Decreto-Lei Estadual n. 23, foi criada a freguesia “São Sebastião do Tijuco Preto”, pertencendo ao município de São João Batista do Rio Verde (atual Itaporanga), sendo mais tarde elevada a vila com a mesma denominação através da Lei Provincial n. 111, de 25 de abril de 1880. Em 6 de junho de 1891, recebeu a denominação “Piraju”, que, segundo antigos moradores, foi derivado de “pira-yuba” (peixe amarelo, em guarani), denominação da própria aldeia localizada nas proximidades.
Sou de Piraju e assisti jogos do Piraju FC onde jogava meu saudoso tio Zé Wilson. Foi muito bom ver Nenê, Peter e outros craques. Joguei neste estádio pelo Brasinha FC de Fartura contra o D.Bosco de Piraju, muita história.