Com Estádio lotado, Corinthians e Vasco empatam em amistoso, em 1926

O Jornal O Imparcial, na terça-feira do dia 04 de maio de 1926, publicou uma reportagem sobre o amistoso entre Corinthians Paulista e Vasco, no Estádio Parque Antarctica, que terminou empatada em 1 a 1. Antes do início do jogo o Vasco recebeu o troféu Plus Ultra. A crônica mostra um período onde os jornalistas ainda buscavam encontrar um estilo para o futebol. Mesmo assim, vale a pena ler o texto na integra do jornal, que saiu na página 12:     

 São Paulo – Vasco da Gama e Corinthians Paulista disputaram hoje, no vasto stadium da Antarctica uma belíssima partida. Esse embate, não de hoje esperado atrahio para esse campo, desde as primeiras horas da tarde, cerca de 20.000 pessoas por volta das 18 horas era impressionante. Não havia um só lugar vago e os retardatários assistiram a luta nas colossaes arvores do stadium e sabe Deus com que dificuldade.

O jogo, no entanto, levando-se em conta a fama de que gozam os dois adestradíssimos conjuntos, teve altos e baixos. Pode-se mesmo dizer que ambos produziram jogo falho, por outro lado nada houve parte a parte, momentos em que a luta assumiu proporções gigantescas, como no final da segunda phase e no início da mesma. Em conjunto nem Corinthians nem o Vasco mereceram applausos.

Só deram brilho algum brilho a partida. No Vasco impressionaram bem Russinho, que no ataque e na distribuição esteve magnífico, mas mal corespondido pelos companheiros de luta; Bolão esteve excellente, desenvolvendo optimo jogo, de defesa e de ataque, e de tal forma portou-se que mudou completamente a opinião que a seu respeito faziam os esportistas paulistas; os zagueiros Hespanhol e Italia foram os baluartes da defesa, bem secundados por Arthur e Nelson, que praticou optimas defesas. Dá frente só se destaca o centro avante Russinho, que foi de uma actividade assombrosa regularmente auxiliado por Didinho e Paschoal.

O Corinthians, contra a espectativa geral, produziu péssimo jogo, actuando mal, quase sempre. Salientaram-se: Neco, Apparicio, Del Delbio, Grané e Colombo. O resto não apareceu.

O árbitro, dr. Ary Miranda, agiu muito bem e reprimiu o jogo violento. A assistência, talvez ainda impressionada com a má actuação do árbitro da luta São Christovão e S. Bento foi um pouco injusta com o dr. Ary Miranda, vaiando-o varias vezes durante a refrega. Damos a seguir uma rápida descripção do jogo, recoa ene etaoin shrdiu etaoin da luta:

A primeira a entrar em campo foi a turma do Corinthians sendo recebida debaixo de palmas. Renovam-se as manifestações a entrada do Vasco. Permuta de cestas de flores, photographos em campo. Há troca de saudações, o que demora o início do jogo e a assistência começa logo a impacientar-se.

O Corinthians entrega a delegação carioca a taça “Plus Ultra” debaixo de palmas da assistência. O Vasco saúda a assistência, a qual agradece, ocactonando o quadro carioca.

A saída, às 4 horas e 10 minutos, é dada pelo Vasco e Hespanhol pratica a primeira defesa e a seguir mais duas. O jogo equilibra-se, Paschoal escapa e Celinho consegue a primeira reversão, que nada resulta.

Neco escapa e Apparicio perde o passo. Russinho arremata e Colombo defende bem.   Gambarrota escapa e passa parqa Orestes. Este arremata e Nelson defende.

Grané pratica infracção em Tatú, batida a ola sae fora. A assistência vae ao juiz e Gambarrota faz signaes pedindo calma, no que é attendido pelos torcedores corinthianos. Russinho escapa e Grané é obrigado a conceder a segunda reversão que a seguir Gelindo pratica a terceira. Bolão dá cabeçada e Colombo apanha a pelota.

A linha carioca, em optimos passea, assedia o campo de Colombo e domina o jogo. Torterolli arremata a Colombo pratica uma impressionante defesa, concedendo uma reversão. Bolão apanha a pelota e arremata, nada resultando, devido a grande confussão na frente da rede.

O Corinthians reage immediatamente e serio ataque leva a effeito, muito bem defendido por Bolão e Nelson. Neco arremata da extrema e Nelson defende, debaixo de palmas.

Bolão, Russinho e Nelson estão jogando muito bem, principalmente os dois primeiros. Italia rebate uma ataque de Apparicio e Neco pondo a bola fora. O jogo, às 16.25 horas equilibra-se, havendo ataques e defesas de ambos os lados.

Rueda passa a pelota a Neco que bem colocado  colloa-a fora da rede. Russinho escapa e arremata, defendendo bem Colombo. O Corinthians ataca sem resultado, Paschoal escapa e é detido por Neco, que arranca a pelota nas proximidades da rede.

O vento está contra o Vasco e assim mesmo este desenvolve jogo apreciável. O Corinthians, jogando debaixo de grande atobamento não tira disso vantagem, pois o jogo decorre no centro do campo. Os locaes atacam e Nelson pratica boa defesa. A linha do Corinthians desenvolve agora, jogo apreciável, salientando-se Neco, Gambarrota e Apparicio. Gelindo actua mal.

Apparicio, Neco e Gambarrota escapam e Orestes, recebendo a bola livre, arremata e Nelson pratica uma defesa difícil, debaixo de palmas da assistência.

Russinho faz perigosas investidas ao campo corinthiano e a zaga é obrigada a conceder uma reversão. O jogo de Russinho impressiona bem.

O mesmo jogador, às 16.42 horas, apanha a pelota e escapa, arrematando dentro da área fortemente e burlando a vigilância de Colombo marca o primeiro porto do dia, debaixo de estrondo a salva de palmas.

O Corinthians não se abala com o feito carioca e faz perigosa escapada, rebatendo bem a zaga e Nelson. A zaga do Vasco consegue uma reversão, que nada resulta, sahindo a pelota por cima da trave. O Corinthians permanece no ataque e nada consegue devido a actividade de Hespanhol. Bolão, Neves e Arthur.

Neves commette infracção em Rodrigues. Batida, Nelson pratica boa defesa. Italia concede reversão, pondo fora Gambarrota. Aqui, às 16.50 horas. Termina a primeira phase, com a vantagem de um a zero a favor do Vasco da Gama.

A segunda phase teve inicio às 17 horas favorável ao Vasco. O club local permanece no ataque e Gambarrota e Orestes perdem optima opportunidade para abrir a contagem.

Arthur machuca-se num encontro com Raphael e o jogo é suspenso por um minuto. Recomeçando, o Corinthians permanece no ataque inutilmente, devido a má actuação de sua linha.

Hespanhol concede reversão e a seguir outra, sem resultado Didinho espaça e põe fora, muito próximo da trave. A linha corinthiana ataa energeticamente, mas sem resultado devido à optima actuação de Raphael, Bolão, Arthur e Nelson.

Neco escapa e é trancado por Bolão. Batida a infracção por Grané a zaga concede uma reversão, salva milagrosamente por Bolão. Persiste o quadro paulista no ataque.

Neco bate uma infracção no meio do campo às 17.15 horas e Apparicio, com formidável tiro rasteiro, marca o ponto de empate. Debaixo de grande enthusiasmo da assistência.

Enthusiasma-se o quadro paulista e em cerrados ataques põe em cheque a defesa carioca. Reage a linha do Vasco e investe energeticamente para o campo corinthiano. Del Debio e Grané defendem com energia.

Apparicio escapa e é trancado. Batida a infracção por Neco, Nelson pratica optima defesa. Tatú, bem marcado, pouco faz, não apparecendo. Apparicio escapa e centra. Gambarrota guia a bola com a cabeça para a rede e Nelson pratica belíssima defesa. O Vasco excede-se em entradas violentas no que o juiz age com energia.

O Vasco ataca e a defesa corinthiana multiplica-se. O jogo passa para o campo carioca Rodrigues arremata boa bola por cima da trave. Tatú escapa e Raphael consegue reversão, que Neco salva. Optimo passe de Grané é inutilisado por Orestes, que arremata por cima da trave.

Faltam dez minutos para acabar e o jogo decae um pouco. Grané pratica duas defesas magníficas de envestidas de Didinho e Tatú. Nelson rebate boa bola de Orestes que, a seguir, pratica mais uma defesa de um tiro de Rodrigues.

Nos últimos cinco minutos os dois bandos se empenham numa luta formidável para a conquista do ponto da Victoria. Salientam-se as duas defesas, empolgantes do esforço para manter o empate. É uma bella phase do jogo.

Termina o jogo com um justo empate debaixo de uma estrondosa ovação da colossal assistência. A noite, no salão de festas do Terminue, a directoria do Corinthians offereceu um banquete a delegação carioca, decorrendo a festa animadamente.

A delegação carioca realizará amanhã, diversos passeios e, a noite, pelo segundo nocturno, regressará para essa capital. O campeonato da L.A.F. proseguiu hoje com a realização de um encontro entre a Associação Athletica das Palmeiras e o C.A. Independencia, vencendo facilmente o Palmeiras a partida, por cinco a um.

CORINTHIANS       1          X         1          VASCO DA GAMA

 Local: Stadium Parque Antarctica

Horário: 16 horas

Público: cerca de 20 mil pessoas

Árbitro: Ary Miranda (do B.C. Brasil)

 CORINTHIANS: Colombo, Del Debio e Grané; Raphael, Rueda e Gelindo; Apparicio, Neco, Gambarrota, Orestes e Riogues.

 VASCO DA GAMA: Nelson, Hespanhol e Italia; Nesi, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Rusinho, Tatú e Didinho.

 Gols: Russinho aos 32 minutos do 1º tempo (Vasco); Apparicio aos 15 minutos do 2º tempo (Corinthians)

 

Fonte: Jornal O Imparcial

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *