O Vilense América Futebol Clube é uma agremiação do município de Pará de Minas (MG). Fundado no dia 1º de Janeiro de 2000, a sua Sede fica localizada no Bairro Vila Maria, em Pará de Minas.
Tudo começou em meados do ano de 1995, num estabelecimento comercial de nome ‘Bar do Zé Piquitito’. Informalmente frequentadores do bar conversavam sobre futebol quando surgiu a ideia de fundar um time que representasse o bairro. Inicialmente as primeiras dúvidas já tinham surgido. Qual o nome do time? Quais as cores? Qual o mascote? E principalmente quem iria ser o presidente? Promoveu-se então uma pesquisa junto aos moradores do Bairro Vila Maria. Entre outros dados, a pesquisa mostrou a felicidade de todos moradores do bairro em se criar uma equipe de futebol que os representasse na cidade.
Inicialmente o clube recebeu o nome de “Veneno Mortal”. As cores do clube foi um detalhe mais difícil de escolher, já que Cruzeirenses e Atleticanos exigiam as cores dos clubes na nova equipe “Veneno Mortal”. Nem azul e nem preto. Ficou decidido que as cores do clube seriam vermelha e branca e seu mascote seria um escorpião.
A partir daquele momento, começou uma carreira vitoriosa, mas que se destacava principalmente no futebol de salão, sendo um time aguerrido e competitivo. Vários títulos foram conquistados por esta equipe.
O “Veneno Mortal” até então somente existia nos corações daqueles que jogavam e torciam pelo time. No papel “Veneno Mortal” não existia e após um período grande sem vencer nenhum jogo, o time foi extinto em 1999.
Um sonho que acabou? Após o “Veneno Mortal” ter acabado, aqueles que o fundaram viam nos olhares dos torcedores a tristeza de ver o seu maior representante acabar.
Por quase todo ano de 1999, o Bairro Vila Maria, ficou esquecido no meio esportivo de Pará de Minas. Craques que ali moravam, foram jogar em outros times da cidade.
No primeiro dia do ano de 2000, neste mesmo bar onde tudo começou, conversavam ali, Goiaba, Eduardo, Kiko e Beton, dos bons tempos do “Veneno Mortal” e da saudade que sentiam.
As lembranças daquele tempo fez motiva-los em reerguer o clube “Veneno Mortal”. Uma coisa era em comum, um novo nome para a equipe. Qual? Após algumas horas, surgiu o nome Vila Maria Futebol Clube, Vila Mortal Esporte Clube e América Esporte Clube. Nenhum nome alegrou a todos, até que um iluminado por Deus citou o nome de Vilense, que foi unanimidade entre os presentes. O clube que acabara de nascer teve seu nome como Vilense Futebol Clube. Kiko, torcedor do América Mineiro, pediu que colocasse América no nome do clube, o que foi aceito, passando o nome ser Vilense América Futebol Clube. A cor vermelha e branca foi mantida, mas o escorpião não era mais o mascote do clube, e sim um bode, bode este que era levado em todo jogo do Vilense pela sua torcida.
No ano de 2000, a equipe do Vilense participou do seu primeiro campeonato de futebol de campo, a Copa Manejo, onde foi desclassificada nas eliminatórias (Segunda fase). A torcida culpou o mascote do clube, o bode, como o motivo da desclassificação, já que este estava dando muito azar para o time.
Em 01/01/2000, Vilense América Futebol Clube foi oficializado e a primeira coisa que diretoria fez foi mudar a mascote, resgatando do passado a volta do escorpião.
Fonte: viloucos.hpg.com.br