AGREMIAÇÕES DA REGIÃO DO TATUAPÉ – PARTE 3 – SOCIEDADE ESPORTIVA DESTEMIDO DO TATUAPÉ

SOCIEDADE ESPORTIVA DESTEMIDO DO TATUAPÉ
SOCIEDADE ESPORTIVA DESTEMIDO DO TATUAPÉ

 “O Tigre do Tatuapé”, como era conhecido o Destemido, foi fundado pelos irmãos Gino e Basílio Brotto em novembro de 1926.

Esta aguerrida equipe marcou época no bairro. Vencê-la era tarefa das mais difíceis. A seus jogos acorria grande massa de torcedores, na certeza de sempre assistirem a grandes espetáculos. Travou memoráveis batalhas contra os times mais poderosos da região: Sampaio, Primavera, Tuiuti e muitos outros.

Grandes jogadores tiveram o orgulho de vestir o negro e vermelho do seu uniforme, entre eles destacamos: Cardoso, Potinho, Dario, o goleiro Angelim e Vicente. Nos últimos anos em que o clube ainda mandava seus jogos em terreno da Rua São Jorge.

Mas não só de futebol viveu o Destemido. Em um salão da Rua Vilela esquina com a Avenida Celso Garcia, promoveu, nos aúreos tempos, explêndidas e concorridas festas e noites dançantes. Foram famosos os seus bailes carnavalescos. Em momento difícil, em que a agremiação não tinha condições de manter o referido salão, o proprietário deu aos diretores a possibilidade de usá-lo gratuitamente pela última vez no Carnaval de 1960. Com a boa renda dos bailes daquele ano, os responsáveis compraram um terreno na Rua Doutor Ernesto Mariano e nele começaram a edificar sua sede própria. Hoje ela conta com excelente quadra de futsal, salão de festas, secretaria, lanchonete e sauna. O Destemido participa atualmente de campeonatos de futsal e futebol society.

Em sua quadra, o professor Farina (da SE Palmeiras) dá aulas de futebol de salão para as crianças da Organização Morumbi da Zona Leste, cujo diretor é o senhor Ernesto. Em sua sede, os diretores, associados e torcedores do Destemido continuam se encontrando informalmente todas as sextas-feiras à noite. Nela são realizadas as comemorações de aniversário do clube, Festa do Vinho, bailes do Lions Gaivotas e várias outras.

Assim se constitui a atual diretoria do Destemido: presidente – Luiz Augusto Ligabui; vice-presidente – Homero Ligabui; secretário geral – Manoel Ruperes; 1º e 2º secretários – Fernando Ligabui e Marcos Paulo Ligabui; 1º e 2º tesoureiros – Dacio Caldarella e Márcio Mattar Almeida; diretor social – Arnaldo de Almeida; diretor de esportes – José Luiz Bertoni; diretor de patrimônio – Ângelo Sarzano. O Conselho Fiscal é formado por Angelina Medea Ligabui, Marilene Sarzano Ligabui e Fausto Barchiesi. Compõe a Junta Disciplinar Roberto Molina e Sérgio Trentini.

Fonte: Gazeta do Tatuapé

Escudo: Roberto Saraiva e Sérgio Mello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *