Campeonato Carioca de 1920 – Flamengo quebra a sequência de três títulos do Flu e vence de forma invicta

O Campeonato Carioca de 1920 (organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) foi marcado pelo título do Clube de Regatas Flamengo, que encerrou uma sequencia de três títulos seguidos pelo Fluminense Football Club.

Afinal, o fato de o Tricolor das Laranjeiras ter vencidos as últimas três edições do Estadual com uma equipe tida como imbatível acabou sendo um prazer a mais para os rubro-negros e, por consequente, aumentando a rivalidade entre os dois clubes.

CURIOSIDADE – E, só para fazer uma citação para quem desconheça de um fato interessante. A distância entre o Estádio das Laranjeiras (casa do Fluminense) e o Estádio Paissandu (casa onde o Flamengo treinava e jogava) não era mais do que 300 metros. Bastava atravessar a Rua Pinheiros Machado (mapa abaixo).

 

Voltando ao campeonato, o Flamengo, de forma surpreendente, venceu com duas rodadas de antecedência. Contudo a última rodada tinha frente a frente Fluminense x Flamengo, nas Laranjeiras e muita coisa em jogo.

O Tricolor queria vencer de qualquer jeito, pois se o título já estava nas mãos do rival, a invencibilidade ainda não. E uma vitória representaria jogar “água no chope” no caneco rubro-negro.

Afinal de contas, até ali (1906-19) das 14 edições do Estadual apenas em três oportunidades o campeão fechou sem nenhuma derrota: Fluminense em 1908 e 1909 (ambos em 10 jogos) e o Flamengo em 1915 (12 partidas).

 

O JOGO

Enfim, chegou à última rodada, no dia 19 de dezembro de 1920, o Estádio das Laranjeiras estava abarrotado! Como dizia o meu avô: “Nem uma mosca conseguiria ficar na arquibancada sem ser esmagada”.

Com sede por vitória, o Fluminense abriu o placar aos 16 minutos com o atacante Zezé. Mas o Flamengo empatou com Candiota aos 31 minutos. E, assim as duas equipes foram para o vestiário com um empate em 1 a 1.

Na segunda etapa, novamente o Fluminense voltou a passar a frente do placar, logo aos 4 minutos por intermédio de Welfare. Contudo, o Flamengo provou que o título não foi à toa e voltou a empatar aos 15 minutos com Valdemar.

Fim de jogo e o Flamengo festou mais uma conquista na casa do rival, com direito a empatar em número de conquistas invictas com o Tricolor: dois para cada lado.

O Jornal O Imparcial (Abaixo) publicou na sua página 8 (segunda-feira, no dia 20 de dezembro de 1920), fotos de 18 jogadores do Flamengo e Fluminense, a escalação e uma foto no centro mostrando o Estádio das Laranjeiras completamente lotado. Provando que o futebol no início dos anos 20 já era popular, atraindo as atenções do povão, imprensa e políticos.

 

 DADOS

Campanha – O Flamengo somou 31 pontos em 18 jogos: foram 13 vitórias e cinco empates; marcando 44 gols e sofrendo 19. O time-base do Flamengo: Kuntz, Burgos e Telefone; Rodrigo, Sisson e Dino; Carregal, João de Deus Candiota, Sidney Pullen, Junqueira e Candiota.

Os gols: Junqueira marcou 15 gols; Candiota fez 10; Sidney Pullen anotou Seis; Sisson marcou Cinco; Eustace Pullen assinalou três; e Carregal, Geraldo, Japonês, Telefone e Valdemar  marcaram um gol cada.

 

PERGUNTA

Uma pergunta fica no ar: Será que, de alguma forma, a popularidade do futebol não inspirou “A Semana de Arte Moderna” (também chamada de Semana de 22), que aconteceria 14 meses depois (ocorreu em São Paulo no ano de 1922, nos dias 13 a 17 de fevereiro, no Teatro Municipal)?

A fim de que a pintura e escultura; poesia, literatura e música; também tivessem um espaço tão grandioso na mídia quanto no coração dos brasileiros? Certamente seria uma bela tese de mestrado. Fica aqui a sugestão aos universitários apaixonados pela arte em geral.

 

 Fonte e imagem: Google Maps e Jornal O Imparcial  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Campeões Estaduais e Nacionais, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *