Capa do album de figurinhas Balas Futebol. Houve um ano em que as “carimbadas” foram substituídas pela figura do “futebolino”, mascote representando um menino com uniforme de jogador. Cada “futebolino” valia 1000 pontos. Nesse álbum de 1953 aparece a figura do mascote Futebolino.
As balas Futebol tornaram-se famosas por serem portadoras de figurinha dos craques. A figurinha servia de invólucro à bala, raramente degustada, pois era sem gosto.
Ielo, vivi muito as figurinhas no final dos anos 50 e início dos anos 60. Os albuns mais antigos e suas histórias, capas e folhas internas são inestimáveis. Conheço-os através de páginas de colecionadores saudosos e também por publicações na internet. No site sãopaulominhacidade.com.br existem vários participantes que contam histórias sobre as figurinhas dos anos 40 e 50.
As vezes pensos em pedir licença para publicar aqui, mas são pessoais .
Na mocidade, o Sacomani realmente publicava as figurinhas. Creio que era o dono das Balas Futebol, da A Americana.
abs
Gilberto,
Publique mais artigos sobre o assunto com novas imagens dos antigos alguns de figurinhas, esquecidos e importantes no resgate da forma publicitária e gráfica da época. Se não me engano, o dono das fabricas de balas Americana era de propriedade da familia do ex-presidente do Palmeiras, o Sacomani. Sim, aquele do calote…
Abs.