CLUBES DO RIO DE JANEIRO – CAMPO GRANDE ATHLETIC CLUB

NOME: CAMPO GRANDE ATHLETIC CLUB

CIDADE: Bairro de Campo Grande / Rio de Janeiro – RJ

CORES OFICIAIS: preto / branco

HISTÓRICO: Disputou os campeonatos da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres nos anos 20 e 30.

 

Agradecimento ao José Farah pelo redesenho do escudo

Nota: Vou lançar uma hipótese e gostaria de contar com os nossos historiadores Sergio Mello e Auriel de Almeida. Esta equipe possuia o mesmo nome e mesmas cores do atual Campo Grande. Será que não é a mesma equipe que por algum motivo paralisou suas atividades e foi refundada em 1940 ?

4 pensou em “CLUBES DO RIO DE JANEIRO – CAMPO GRANDE ATHLETIC CLUB

  1. Antonio Mario Ielo

    Julio, Auriel, Sergio e amigos,

    Mais um escudo raro e um mistério sendo desvendado…

    Penso que, quando conseguimos relacionar antigos socios e simpatizantes, ou como o Auriel coloca, o mesmo grupo, há de se considerar a origem. No caso do São Paulo FC, do SC Everest, onde o espolio (placas, documentos, atas, estatutos) mantém em suas posses, mais ainda devem ser considerado como origem.

    Mas, se há uma mudança oficial, ou seja, mudança de CNPJ, como considerar o mesmo? Como delegar a este os titulos conquistados? Juridicamente não podemos, ou podemos?

    Juridicamente como se “refunda” um clube?

    Como ficam os casos do Caxias-SC em relação ao Joinville-SC? Ou ao Flamengo-RS e o Caxias-RS? Que juridicamente fizeram fusões, e posteriormente disolveram?

    O que podemos afirmar, são os casos tipicos de mudança de nome como o Palestra / Palmeiras, que são o mesmo clube, mas já o caso do São Paulo FC, podemos considerar sua origem, mas sempre será contestado juridicamente.

    Parabém a todos, por nos proporcionar suas descobertas e discusões,

    Abs.

    Ielo

  2. Sergio Mello

    Olá Julio,
    Primeiramente, acrescentando: o Campo Grande Athletico Club foi fundado no dia 16 de maio de 1908.
    Naquela época o Bairro de Campo Grande, fica na Zona Rural (mudou para Zona Oeste do Rio).
    Já conversei com diversas pessoas sobre esse time. E todos responderam a mesma coisa: não tem relação alguma com o atual Campo Grande Atlético Clube, campeão da Taça de Prata (Atual Brasileiro da Série B) em 1982.

    A razão do antigo e atual clube terem o mesmo nome… Bom, as observações do Auriel são perfeitas.

    Outra questão Julio… Sobre os dois objetos dentro do escudo… Já vi vários escudos do Velho Campusca e todos a imagem estão péssimas. O objeto superior, parece ser mesmo uma bola (não tenho certeza), mas o objeto de baixo já ouvi tantas possibilidades que optei em seguir pesquisando para ver se acho uma imagem melhor.

    Por isso, eu te pergunto: Você encontrou uma imagem que possibilitou ter a certeza de que um aperto de mãos?

    Um grande abraço

  3. Auriel de Almeida

    Agora tenho uma dúvida: vocês conseguiram mesmo decifrar que o símbolo de baixo são mãos em cumprimento? Ou é só um palpite?

    Ultimamente ando pensando que talvez fosse um gol, com redes… A imagem original é mesmo muito ruim…

    abs,

  4. Auriel de Almeida

    Oi, Sérgio

    Os clubes, de fato, têm muito em comum. Me parece o mesmo caso do Everest A.C./S.C. Everest. Houve um clube muito relevante no bairro, acabou, e após uns anos fundaram outro muito semelhante, com mesmo nome e cores, geralmente fazendo parte da “nova” fundação gente que era do clube “original”.

    Isso era bem comum antigamente, às vezes os clubes “reerguidos” afirmavam ser continuação do original, às vezes diziam que eram um novo clube, e em muitos casos faziam isso para fugir de alguma dívida da entidade antiga… No caso do Campo Grande e do Everest atuais, ambos preferem dizer que são entidades “totalmente novas”, sem relação com as anteriores.

    O SPFC atual, alguns sabem, por muito tempo se negou a admitir que era o mesmo SPFC de 1931. O motivo foi esse: afirmar-se como um clube novo e fugir das dívidas. Apenas com a prescrição das dívidas é que o SPFC de 1935 passou a reinvidicar a identidade do SPFC “da Floresta”, até pq tem um título nesse meio…

    O Raymundo Quadros já visitou o Everest A.C., e me disse que lá eles têm uma placa do S.C. Everest, ou seja, o espólio do outro clube ficou com eles. É ou não é uma continuação? Talvez seja o mesmo caso do SPFC/SP da Floresta, quem sabe?

    Há o caso do Petropolitano FC. O clube simplemente deixou de existir em 1914, se não me engano, e foi reerguido por volta de 1919. Desde o “ressurgimento” o Petrô se considera o mesmo clube fundado em 1911, mesmo que ele não tenha existido durante uns cinco anos.

    Uma exceção a essa regra é o Helênico A.C. do Rio Comprido. Este, visivelmente, é uma homenagem ao original, embora tenha cores parecidas. Afinal, com décadas de distância, não dá pra dizer que era o mesmo grupo de fundadores que ressucitou o clube, até pq o Helênico atual é fusão de dois outros clubes da região (Astória e Diana).

    Sobre o Campo Grande, merece mais pesquisas. Talvez caso se confirme que o mesmo grupo que fechou o CGAC “original” (no meio dos anos 30) tenha feito parte da fundação do atual um possa ser continuação do outro…

    Vale a pena lembrar da Fiorentina, que acabou e foi feita de novo. Fica a questão: um clube é apenas uma personalidade jurídica ou a personalidade “imaterial” é o que conta? Se o Flamengo fechar hoje e, daqui a três anos, torcedores e sócios fundarem um “novo” Flamengo será o mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *