Meados dos anos 20: O futebol cresce nas arquibacancadas e nos jornais

Em meados dos anos 20, o futebol ainda engatinhava no Brasil. Porém, o crescimento do ‘esporte bretão’ era impressionante. Os jornais já destacavam os grandes públicos entre 8 a 26 mil pessoas, o que para época eram verdadeiras multidões. 

Assim, os esportes como o Turfe, Boxe e Atletismo que antes eram os destaques nos periódicos, deram lugar ao futebol. Outro ponto que se destaca era a arte da época. Como as fotos eram artigo de luxo, inclusive para os próprios jornais, a alternativa era o trabalho dos desenhistas.

O estilo se manteve por décadas e teve vários seguidores como o Jornal dos Sports que utilizou essa arte até os anos 80-90. Abaixo, é possível ver o destaque e estilo das capas do Jornal O Imparcial (nos meses de junho e julho de 1927), que davam grande destaque aos jogos dos finais de semana. 

O Imparcial 07-06-1927 (Capa)

 

O Imparcial 14-06-1927 (Capa)

 

O Imparcial 28-06-1927 (Capa)

 

O Imparcial 05-07-1927 (Capa)

 

O Imparcial 12-07-1927 (Capa)

 

O Imparcial 19-07-1927 (Capa)

 

O Imparcial 26-07-1927 (Capa)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Meados dos anos 20: O futebol cresce nas arquibacancadas e nos jornais

  1. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,
    fique tranquilo,
    Assim que eu chegar em casa, eu encaminho todas essas capas para você!
    Pai e mãe é sagrado!
    Será um prazer repassar ao amigo!

    Um grande abraço

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Muito bom, situa a forma gráfica e ilustra nosso proprio blog, com o desenho destes artistas, que utilizavam as fotos e redesenhava por cima, adequando a impressão ao jornais da época. Provavelmente vendia mais jornais com estes belos desenhos/fotos.

    Vc teria estes arquivos em um tamanho maior, gostaria de tentar redesenha-los e até mesmo imprimi-los, até porque, por incrivel coinsidencia é a data de nascimento do meu saudoso pai, 30 de junho de 1927.

    Abs.

    Ielo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *