River Futebol Clube – Capital (RJ)

 

O River Futebol Clube (escudo atual acima) foi Fundado no dia 23 de junho de 1914. A ideia nasceu de antigos alunos do Colégio Salesiano, de Santa Rosa, em Niterói, que depois de fundarem sua Associação Atlética River São Bento, estenderam seu entusiasmo à criação de um clube, para a prática de futebol, então emergente. Logo depois foi rebatizado, passando a se chama River F.C..

Mas se o futebol era a meta dos fundadores, o Clube necessitava de um campo (nessa época ainda não se pensava em Estádios). Foi então que alugaram um terreno na Rua Dona Maria (atual João Pinheiro) onde situa a sede atual.

Era o local destinado à sede social e à Praça de Esportes. Fato importante é que tudo isto só foi possível graças aos esforços e auxílio de um associado: o Dr. Paulo de Frontim. Imediatamente se iniciaram as obras de terraplanagem, pois o terreno do meio para o fim era bastante pantanoso.

 O crescimento do River F. C. foi vertiginoso e o futebol era a mola propulsora, embora progredisse bastante a parte social. Em 1920 na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), o River iniciou sua jornada de disputas oficiais de campeonatos de futebol.

Em 27 de junho de 1939, notícias davam conta da situação difícil, por que atravessava o River, o que motivou a demissão do seu Presidente, Sr. João Machado. O futebol começava a sair dos planos do River.

Depois de um período obscuro, onde esteve em jogo à sobrevivência do clube, assumiu sua presidência o Sr. Luiz Gama filho (criador da Universidade Gama Filho), apontado como a Tábua de salvação.

O River F.C. comemorava 30 anos de fundação e Gama Filho declarava que iria dançar a valsa, na sua nova sede e que o time iria disputar o campeonato da Divisão Principal, do futebol carioca. Nessa época, Luiz Gama Filho já era Vereador do Rio de Janeiro.

Em 1957 a Imprensa noticiava o grande momento do River F. C. Era Presidente o Sr. Jeovah Dias Oliveira em substituição ao Ministro Gama Filho, que se licenciará para atender a múltiplos afazeres de sua vida pública, quando foi anunciada a conquista definitiva do Terreno, para construção da Sede e da Praça de Esportes.

Se o River iniciou sua trajetória no futebol suburbano com uma vitória de 12 X 1 sobre o Sport Club, a sua despedida das disputas se deu com uma derrota para Vasco da Gama, por 4 a 1. Terminava ai o que parecia ter sido a motivada criação do River: jogar futebol.

Novo destino aguardava a agremiação da Rua João Pinheiro, hoje mais voltada para outros esportes e programação social, onde tem conquistado outras glórias.

Com o fim do Departamento de Esporte, o clube resolveu investir na área social, alugando suas dependências para shows. Já passaram pelo Clube, várias cantores famosos como: Elimar Santos, Alcione, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, entre outros.

Como o número de sócios diminuiu nos últimos anos, o clube foi obrigado a buscar novas fontes de receita. Há cerca de cinco anos, começos a alugar espaços em suas dependências para o comércio. A iniciativa acabou dando certo e atraindo os moradores da área.

 Fonte: Site do River Futebol Clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Futebol Amador / Varzeano, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *