O Pavunense Futebol Clube (novo escudo acima) foi Fundado no dia 19 de Agosto de 1923. Localizado na Avenida Sargento de Milícias, 885 – Bairro da Pavuna – Rio de Janeiro (RJ), onde há a sua Sede e o estádio Arnaldo de Sá Mota.
O Pavunense foi campeão do Departamento Autônomo em 1971 e 1982 tendo como artilheiro o atacante Corrêa. Em 1989, o Pavunense resolveu se aventura no profissionalismo ao disputar o Campeonato Carioca da Terceira Divisão. O time terminou na sexta colocação do seu grupo, não se classificando para a fase final.
Em 1990, volta a disputar a mesma divisão com uma campanha bem melhor. É o líder na primeira fase, classificando-se, mas na fase final fica em quarto lugar. Em 1991, a antiga Terceira Divisão torna-se Segunda com a criação do Módulo “B” da Primeira Divisão. O Pavunense classifica-se em primeiro em seu grupo na fase inicial do campeonato, mas fica apenas em quarto lugar na classificação final.
Em 1992, na Segunda Divisão, é terceiro em seu grupo, classificando-se para a segunda fase. Nesta, classifica-se em segundo lugar e vai para a fase final do certame quando acaba eliminado em terceiro lugar.
Em 1993, se licencia das competições profissionais, voltando no ano seguinte na mesma Segunda Divisão. Em 1994, é eliminado na primeira fase da competição ao ficar apenas em sétimo em seu grupo.
Advém um longo período de inatividade de seu departamento de futebol profissional. A agremiação revelou nomes de vulto para o futebol como Osmar Guarneli, Manguito, Juari, Ney Conceição, João Paulo (ex-Santos Futebol Clube e Clube de Regatas Flamengo), Corrêa artilheiro da conquista de 1971, Miguel, China, André Gomes, Luiz Henrique, Luiz Guilherme, Léo Fortunato e Tiago Rocha de Souza, conhecido como Zetti, ex-Metropolitano de Santa Catarina.