CLUBES BRASILEIROS-A.E.R. USIPA -MG

[img:USIPA.gif,resized,centralizado]
Em 1959 foi criado pelos funcionários da Usiminas, tendo, como seu primeiro presidente o Sr. João Cláudio Teixeira Salles.
Inauguração Estádio Lanari Júnior – Inaugurado em 07 de setembro de 1961 o estádio, que contém sistema de drenagem, tribuna de honra e iluminação, foi idealizado para comportar 10.000 expectadores. Os tijolos para construção das arquibancadas e vestiários foram fabricados em uma maromba que existia há 2 anos passados, no estacionamento, ao
lado do portão lateral do estádio. Os outros recursos financeiros para a construção do estádio foram obtidos com a venda de sacos de cimento, vazios, utilizados na construção da Usiminas.
No jogo de inauguração a equipe da Usipa empatou em 1 x 1 contra o Frimisa do Santa Luzia na partida principal. Na preliminar a equipe do América venceu por 4 x 1 Valério Doce.
Primeiros jogos – Até 1966 foram realizadas diversas partidas contra grandes clubes do futebol Brasileiro. Em alguns desses jogos a Usipa venceu o Cruzeiro, empatou com Atlético Mineiro e Flamengo, perdeu e venceu o Botafogo. Nestas partidas atuaram jogadores consagrados do futebol Brasileiro como Tostão, Dirceu Lopes, Wilson Piaza, Raul, Fio Maravilha, Almir Pernambucano, Jairzinho, Didi, Zagalo, Gerson, Nilton Santos.
[img:USIPA_X_IPATINGA.jpg,resized,centralizado]
Em 12/07/1967 a Usipa venceu o Cruzeiro de Minas Gerais, que disputava a Taça Libertadores da América, em partida válida pelo Campeonato Mineiro de profissionais da primeira divisão, em pleno Mineirão pelo placar de 3 x 1.
O juiz desta partida foi Joaquim Gonçalves. A Usipa disputava a sua segunda partida no campeonato mineiro da primeira divisão e devido a este resultado, o jornalista Mangabeira que criou os símbolos da maioria dos clubes mineiros como Raposa, Galo, Coelho, e etc., por considerar a conquista muito ousada deu o símbolo a Usipa de Mico Estrela, que segundo ele é um bichinho muito levado.
Participaram desta partida os atletas Crésio, Altamirin, Fred, Eleutério, Vilmar, Furneca, Josué, Alemão, Rubinho, Natalino, Marreco, Niltinho, Toca.
Técnico – Percy Gonçalves

Títulos conquistados

Vice campeão da segunda divisão de profissionais de Minas Gerais – 1966
Campeão do interior de profissionais da primeira divisão – 1967
12 vezes campeão amador de Ipatinga
9 vezes campeão Júnior de Ipatinga
7 vezes campeão Juvenil de Ipatinga
8 vezes campeão Infantil de Ipatinga
4 vezes campeão de escolinha de Ipatinga
11 vezes campeão masters de Ipatinga
Campeão amador do Estado de Minas Gerais (Classistas)
Campeão de escolinha do Estado de Minas Gerais (AEFENG – Infantil)
Campeão de escolinha do Estado de Minas Gerais (AEFENG – Juvenil) Campeão regional amador
Campeão do Torneio Internacional de Futebol Infantil – São Paulo

FONTE: Usipa-MG

Um comentário em “CLUBES BRASILEIROS-A.E.R. USIPA -MG

  1. Jesus Nascimento da Silva

    Os dois jogos mais importantes do Usipa foi contra o Cruzeiro e o Botafogo do Rio. Usipa venceu o Cruzeiro por 3 a 2, em Ipatinga, dias depois do Cruzeiro ter vencido o Santos, de Pelé por 6 a 2. Times completos. Destaques do Usipa: Valdo, Jaime, Sinval, Tarcísio e Jesinho. Contra o Botafogo, na inauguração dos reflectores, Usipa perdeu de 2 a 1. Destaques na Usipa: Valdo, Toninho, Percy, Jesinho, Sinval, Balbino, Altamirim, Jaime e Guido. No Botafogo, os destaques foram os jogadores da seleção brasileira, Manga, Nilton Santos, Jérson, Didi, Jairzinho, Garrincha, Quarentinha e Zagalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *