Equipes antigas de São Paulo – Esporte Clube Tião Maia – Parte 2

Prezados,

Tenho um escudo do Tião Maia, bem mais simples que o apresentado no artigo anterior. Não sei se este é o real.

Um pouco de história

Em 1969, o Ferroviário virou o Araçatuba Futebol Clube, que em 1971 se transformou em T-Maia — o time profissional da cidade passou a ter o patrocínio do frigorífico do milionário pecuarista Sebastião Ferreira Maia. Apenas em 1972, quando o então presidente da Federação Paulista, Mendonça Falcão, proibiu que os clubes tivessem nome de empresas, foi criada a AEA.

Sobre este capítulo da história do futebol local, Aymoré Chiquito Ortega faz considerações. “O Tião Maia resolveu acabar com a equipe porque iria se mudar para o exterior então me transferiu o passe dos jogadores e alguns materiais esportivos”, revela. “Com isso montei o time da AEA.”

Estreia – O primeiro jogo oficial da AEA foi realizado no início de janeiro de 1972, contra o Linense, em Araçatuba, e terminou empatado por 0 a 0. Apenas na segunda partida entre os times, empatada por 2 a 2, em Lins, foi marcado o primeiro gol canarinho, pelo atacante João Carlos. Foi João Carlos Faciolli, que veio de Lucélia, portanto, o autor do primeiro gol da história da AEA.

Fonte : Folha da Região de Araçatuba

Na verdade Tião Maia saiu do país (foi para a Austrália) por causa da ditadura. Lá ele constitui uma nova família e foi o maior criador de gado da Austrália.

[img:Ti__o_Maia_SPBR_1_.jpg,full,centralizado][img:Ferrovi__rio_A__SPBR_1_.jpg,full,centralizado][img:Aracatuba_FC_SPBR_1_.gif,full,centralizado]

Este post foi publicado em 07. Gerson Rodrigues, Blog História do Futebol, Escudos, São Paulo em por .

Sobre Gerson Rodrigues

Sou membro do blog desde 2007, carioca, tenho interesse em catalogar os campeonatos citadinos (fase amadora), estaduais, regionais e nacionais disputados no Brasil. Mantenho uma página onde organizo todos escudos, competições, estádios, jogadores e gols: http://www.futebolnacional.com.br Para quem possuir alguma informação, basta enviar um email para gerson@futebolnacional.com.br que publicarei tanto no blog quanto no meu site, com os devidos créditos. Residente no Rio de Janeiro, sou Engenheiro Eletrônico e de Sistemas, Gerente de Projetos e Diretor da RSSSF Brasil.

5 pensou em “Equipes antigas de São Paulo – Esporte Clube Tião Maia – Parte 2

  1. Gerson Rodrigues

    Julio,

    Não sou de Araçatuba não. Infelizmente sequer conheço a cidade. No estado de SP, conheço as cidades da baixada santista e a capital somente.

    André,

    Quando ao Sebastião Ferreira Maia, é o tal. Ele faleceu em um apartamento na cidade de São Paulo sob cuidados de enfermeiros. Ele sofreu um Aneurisma Cerebral e perdeu a memória. Sequer sabia quem era. Não teve filhos e sua herança (fazendas de gado na Austrália e Estados Unidos, ficou com um sobrinho). Triste fim.

  2. Andre

    soube que não faz muito tempo,que morreu um sebastião ferreira maia,seria este o tião maia,ou é outro,ate colocaram esta informação em frente ao estadio municipal de araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *