Futebol Amazonense – Apelidos pra lá de exóticos (Parte II)

Por: Carlos Zamith

Os times de futebol de Manaus (AM), especialmente na época do amadorismo, sempre preservavam os apelidos de seus defensores. Alguns casos até estapafúrdios foram registrados e amplamente divulgados na primeira edição do livro “Baú Velho”, lançado em 1999.

Jogadores com apelidos estranhos passaram pelo futebol amazonense, a maioria com destaque em seus clubes e até nas Seleções que disputaram o Campeonato Brasileiro.

clip_image002  clip_image004   clip_image006  clip_image008

          Gatinho                                 Rato                                   Ratinho                                Catita

 

Gatinho (Edgar Gonçalves Alcântara), foi um dos maiores zagueiros do futebol amazonense. Nascido em Manaus em 23 de fevereiro de 1928, ainda jovem, aos 36 anos nos deixou. Titular absoluto as Seleções do Amazonas durante 10 anos.

Rato era lateral esquerdo. Jogou pelo Fast em 1968 e tinha como companheiros o goleiro Maneco, Pompeu, Santana, Tapioca, Dermilson e Bezerra. Terminou no Sul América, no tempo de Dílson, João Lucena, Guaporé, Bebé, Soldado, Álvaro e outros.

Ratinho destacou-se na equipe do Independência na década de 50 e chegou a ser cogitado pelos “grandes” do nosso futebol, mas não vingou.

Catita (Wilson Ferreira da Silva) foi destaque no time do Rio Negro. Campeão em 1962 e 1965. Depois jogou pelo Olímpico e terminou no América.

clip_image010   clip_image012   clip_image014   clip_image016

Zé Estragado           Galinha Preta              Pau Vestido                    Peixe Agulha

Zé Costa (Zé Estragado) jogou pelo Sul América. Em 1963, numa vitória de 3 x 0 sobre o Fast, marcou dois gols e ganhou manchete nos jornais durante algum tempo. Ainda vive no bairro de São Raimundo.

Emanuel Galinha Preta, jogava com ponta. Em vários times, aparecendo em 1948 como defensor do Tijuca de Flaviano Limongi e Mário Orofino.

Machado (Pau Vestido) jogou pela União Esportiva Portuguesa, sem muito destaque, mas foi titularem alguns jogos na década de 40.

Wolkmer Tabosa dos Reis (Peixe Agulha) foi zagueiro do Rio Negro e um apaixonado por essa agremiação. Também atuou como árbitro nos anos 50. Ajudou o Rio Negro na volta aos gramados em 1960.

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *