No tempo em Dondó jogava no Andarahy AC: time inaugurou o maior Estádio mineiro dos anos 20

Por: Dilson Braga

 O ‘Jornal Arauto do Sul’ de 17 e 18 de julho de 1928, publicou uma coluna de autoria de Ney Alvarenga, que comentou os jogos de futebol realizados no Stadium Varginhense. Chegamos à conclusão de que o Stadium Varginhense teve várias inaugurações e festas comemorativas. Em 1927 foi inaugurado o campo de futebol enquanto se concluía a parte das arquibancadas. Vamos publicar a matéria “na íntegra” com algumas modificações da atualização da língua portuguesa.

“Varginha pode se orgulhar de possuir a melhor e mais confortável praça de esportes do Sul de Minas, quiçá do Brasil, pois a não ser os “stadiums” do Vasco da Gama, do Fluminense e do América, este último já em construção, outro qualquer não o superará, creio eu. Melhoramentos como esse, de tanta grandiosidade para uma cidade do interior, merecem o apoio do povo desta terra, que de tempos para cá vem tomando um impulso digno de admiração geral. E os resultados de um empreendimento de tão grande vulto assim naturalmente serão coroados de êxito. O “Stadium”, ora em vias de acabamento, apresenta um aspecto agradável à vista de todos, não só pela sua amplitude e comodidade, como também pelo deslumbrante panorama que lhe fica em derredor. Aqueles que o idealizaram estão de parabéns, porque ele representa mais um notável progresso para Varginha, que de há muito reclamava uma praça onde pudessem passar momentos de distração todos os que dedicam aos esportes.

Seguindo o exemplo dos grandes centros, o “stadium” desta cidade foi traçado de forma tal que quase todos os ramos de esportes estão sendo ali introduzidos. Incalculáveis os benefícios a tirar com esse melhoramento, haja vista o bom nome que cada vez mais vai adquirindo Varginha.

As lutas desportivas que temos presenciado ultimamente, atestam o interesse dos varginhenses pelo seu desenvolvimento físico, levando avante com carinho e força de vontade o cultivo de todos os esportes. Fortes clubes do Rio, pertencentes à 1ª Divisão da AMEA – Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, sempre jogam nesta cidade.”

 

“Pelo comboio das treze e vinte, de Sábado atrasado, conforme fora anunciado, chegou a esta cidade a embaixada do “Andarahy E. Clube”, chefiada pelo seu ilustre presidente, comparecendo à gare da Rede grande massa popular, afim de receber os guapos rapazes. Ao pisarem em terra, foram os nossos hóspedes saudados pelo orador Sr. Luiz José Alvares Rubião, que desobrigou-se satisfatoriamente da missão de que fora investido. Acompanhados pela corporação musical “Santa Cecília”, seguiram rumo ao Hotel Megda, onde lhes estavam reservados aposentos.

Às 15 horas, no amplo e belo “stadium”, acompanhados do Juiz escolhido – Sr. Americano, da delegação visitante e sob delirantes aclamações da assistência, entraram em campo as duas “equipes”, as quais, feitas as saudações do estilo e alinhadas, entraram em luta, notando-se desde logo maior firmeza e entendimento por parte dos jogadores Andarayenses, que produziam excelente combinação de passes, deslocando a defesa local, que precisou de grandes esforços para conter suas avançadas. Apesar de todos os recursos empregados, os “players” visitantes não conseguiram romper o circulo de ferro local.

A defesa do quadro “Avea”, ante os impetuosos ataques do Andarahy, foi-se mostrando impotente para sustar as investidas dos cariocas, e o domínio destes sobre os locais acentuava-se cada vez mais, estando a defesa fraca, mostrando-se os “halfs de ala” e os “backs” indecisos, motivo porque se aproveitaram os visitantes para exercerem maior pressão contra as barras confiadas à perícia de João, que praticava ótimas defesas. Não houve domínio do “team” da Avea. O gol que conquistou e que lhe garantiu a vitória sobre o forte conjunto Andarahyense, foi obra de ingentes esforços do ótimo meia esquerda Feitor, um jogador calmo, preciso nos arremates e impetuoso. Ele e seu companheiro formaram uma ala perigosíssima e combinavam com desenvoltura, empolgando a assistência. Russo, João e Branco, os melhores da defesa, sendo que o último esteve fraco no primeiro tempo, mas melhorou muito depois.

 

O quadro visitante apresentou um excelente jogo, causando ótima impressão, tendo sua linha dianteira combinada com maestria, salientando-se o jogo limpo de Telê, o terrível marcador de “goals”, pois no atual campeonato carioca marcou 16 tentos, batendo o recorde. Quanto à sua defesa é justo destacar o center-half e o keeper que estiveram felizes. Final: Avea 2 x 1 Andarahy. O juiz da partida se comportou com imparcialidade e honestidade, não comprometendo a sua atuação nesta partida amistosa.”

 O Andarahy Athletico Club (fundado em 09-11-1909), tinha o seu campo na Rua Prefeito Serzedello Correa, atual Rua Barão de São Francisco no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte da cidade. Na década de 60, seu campo foi comprado pelo América Football Club para a construção de um estádio, rebatizando-o de Volney Braune, e depois fechou as portas.

Fotos: Dilson Braga

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *