VASCO F.C. – SANTOS/SP

 

Em 29 de junho de 1943, um grupo de esportistas moradores da rua Torres Homem quase esquina com Av. Senador Dantas no bairro do Macuco resolveram criar uma equipe para a pratica de futebol . Liderados pelo Sr. Machado, cidadão português de nascimento, torcedor do C.R. Vasco da Gama do Rio de Janeiro, escolheram esse nome para o time, e para diferenciarem de outros times já existentes em Santos fundaram o Vasco Futebol Clube.

Naquele tempo uma grande área entre a Av. Pedro Lessa e a Av. Epitácio Pessoa , próximos ao canal 5, ficara desocupada das chácaras ali existentes e foram sendo construídos vários campos de futebol. Machado e sua turma se uniram em mutirão em suas horas de folga e com foices e enxadas nas mãos prepararam aquele que por mais de trinta e cinco anos seria o seu campo de futebol.

Tradicional clube da nossa várzea, o Vasco F. C. participou de vários torneios acontecidos em Santos, sempre com boas equipes, disputando a final em várias ocasiões, e com vitórias como as do Torneio da Amizade O Diario no ano de 1964, contra as equipes amadoras do Santos F. C. ( na época com Clodoaldo, Edú, Pardal, Vicente, Negreiros, Caneco, todos em inicio de carreira), Jabaquara A.C., A.A. Portuguesa, S.E. Barreiros, Itapema, Bandeirantes do Casqueiro e A.F. Cosipa. Os jogos aconteceram nas preliminares dos jogos da segunda divisão quando a Portuguesa foi campeã em cima da Ponte Preta. Foi também campeão do Torneio de seleções dos Bairros em 1965 e campeão varzeano em 1975.

A partir dos anos 60, já sob o comando de Manduca, seus jogadores eram oriundos dos moradores da Praça Joaquim Murtinho, próxima ao campo.

FONTE:

http://www.varzeasantista.com/equipes/vasco-futebol-clube/vasco-futebol-clube/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *