Iacanga Futebol Clube e o seu “Pelé bola murcha”

 

Ao encontrar o Iacanga Futebol Clube, localizada na cidade homônima… Resolvi tentar descobrir fundação e nada achei. Mas o nosso amigo André Martins, matou no peito e deu um belo passe para nos informar que o time é de 1940. Além disso, encontrei uma história bacana dos anos 50, que gostaria de compartilhar com os amigos.  

 

Por: Carlos Cardozo

 Ano de 1958. O Iacanga Futebol Clube tinha um time de futebol  muito bom, chegando a conquista do titulo regional de futebol. Na equipe, excelentes jogadores,  como:  Ziquito, Periquito, Nicão, Ditinho, Orlando Castro, Belmiro, Zeca Abdalla, Miziara, Milanez,entre outros. O técnico era o Gero José de Souza.

Naquela época, era comum toda equipe ter um mascotinho, aquele garotinho que entra em campo  com a equipe. E claro, o Iacanga Futebol Clube, tinha o seu. Era Pelé, filho do zagueiro Periquito.
Numa tarde de domingo, um jogo difícil com estádio lotado na cidade de Cafelândia,  o Iacanga F.C, ainda estava nos vestiários e os jogadores começaram a ouvir uma agitação com gritos, palmas, risos da torcida da Cafelandense. Um verdadeiro, Frisson!
Dirceu Cardia, não se conteve de curiosidade. Deixou os companheiros nos vestiários e foi até a saída do túnel para verificar qual motivo de tamanha agitação. Voltou correndo e gritou com o Periquito:
“Compadre, tira o Pelé de lá! Compadre, tira o Pelé de Lá!”
O motivo era simples. Estavam em campo os mascotinhos. O gandula jogava a bola para o mascotinho da Cafelandense. O garotinho “matava” a bola no peito. Descia na coxa. Fazia embaixadinhas. Parava a bola na nuca, fazia outras graças e a torcida gritava: ê,ê,ê,ê,ê,ê, olé, olé, olé…
Depois, o gandula jogava a bola para o mascotinho do Iacanga Futebol Clube: Pelé que tentava “matar” a bola, espirrava na canela, caia uns 5 metros de distância. Jogava para o alto, tentava cabecear a pelota,errva, enfim, fazia a alegria da torcida local que vaiava: Uuuuuuuuuuuuuu……e muitos risos.
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Futebol Amador / Varzeano, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Iacanga Futebol Clube e o seu “Pelé bola murcha”

  1. Sergio Mello Autor do post

    Valeu André!! Mais uma vez chegou e mostrou serviço! Rsrrs

    André… Depois dê uma olhada nos escudos que postei nos últimos dias vê se tem outras ddatas de fundação, pois alguns que postei não tinha esse importante dado.
    Um grande abraço.

  2. Andre Martins

    ora nao perder o costume, trago um salve. um dos mais tradicionais da regiao, o iacanga fc foi fundado em 1940.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *