Dracena Futebol Clube – Dracena (SP): Disputou 27 edições nas divisões de acesso do Paulista

O Dracena Futebol Clube foi uma agremiação do município de Dracena, no Interior Paulista (SP). O Alviverde dracenense foi Fundado na sexta-feira, do dia 02 de julho de 1948. A equipe possui um histórico de 27 participações, nas divisões de acesso, sendo que a sua  estreia aconteceu em 1960 quando disputou o Campeonato Paulista da Quarta Divisão. Depois, entre 1961 a 1967. O Dracena participou de forma consecutiva a Terceira Divisão da época, em 1968 disputou a Quarta Divisão.

Após um período de ausência, o Dracena FC, retornou em 1973 a disputar um campeonato de acesso, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). Competição está que disputou até 1976, caindo nos anos seguintes para Quarta e Quinta divisões do estadual.

Em 1981 voltou a figurar na Terceirona. O destaque fica para as campanhas de 1982 a 1985, quando o clube disputou a Segunda Divisão Paulista (atual Série A2). Foram quatro participações seguidas.

De 1976 a 1991 a equipe disputou novamente a Terceira Divisão. Seu último ano como profissional, disputando as categorias de acesso, foi 1994, ao participar da Quinta Divisão Paulista (Série B2).

O Dracena Futebol Clube foi uma das equipes do interior que mais tempo permaneceu no difícil Campeonato Paulista representando uma cidade com modestos 45 mil habitantes. Um feito notável, mesmo para uma agremiação que não conquistou nenhum título estadual.

    Em pé:  Mão de Onça, Garça, Flávio, Gumieirinho, Nenê, Veiga e Wilson; Agachados: Baixinho, Dema, Cipola, Rato e Ivan.

O Dracena Futebol Clube de 1960 (foto acima) debutou no futebol profissional, tendo uma equipe de respeito, que deu muita alegria e deixou saudades aos torcedores da época. Atualmente o futebol do clube encontra-se desativado.

Foto: Jornal Gazeta de São  Paulo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Dracena Futebol Clube – Dracena (SP): Disputou 27 edições nas divisões de acesso do Paulista

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Camila, boa noite!
    Nesse caso só vendo a foto para tentar desvendar esse enigma!
    Se quiser compartilhar eu posso tentar ajudar!

  2. Camila

    Tenho uma foto do time em 24 de maio de 1959, na camisa está marcado A. A. Paulistano de Dracena, seria o mesmo clube? O logo é bem parecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *