I Campeonato Brasileiro de Beach Soccer de clubes começa nesta quarta-feira

Flamengo e Vasco da Gama se enfrentam às 15h desta quarta. Botafogo encara a Portuguesa na Arena Guarapiranga. Torneio reúne 12 clubes com entrada franca.

Rivalidade carioca em areias paulistas. A Arena Guarapiranga recebe, a partir desta quarta-feira (20/03/12), até o domingo (25/03/12), o I Campeonato Brasileiro de clubes, competição que vai reunir 12 grandes times dos gramados na ‘praia’ montada na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. E, na rodada de abertura da competição, Flamengo e Vasco da Gama medem forças no ‘Clássico dos Milhões da Areia’, em confronto que coloca, frente a frente, craques da Seleção Brasileira. O outro carioca confirmado no torneio é o Botafogo, que faz sua estreia diante da Portuguesa (SP).

O reencontro entre Benjamin (Flamengo) e Bueno (Vasco) promete ser eletrizante

O reencontro entre Benjamin (Flamengo) e Bueno (Vasco) promete ser eletrizante

Outros oito times estão confirmados no campeonato: Atlético (PR), Palmeiras (SP), Cruzeiro (MG), Asa Arapiraca (AL), São Paulo (SP), Santos (SP), Sport Recife (PE) e Corinthians (SP).

Data e local marcados. Às 15h (horário de Brasília), rubro-negros e vascaínos estreiam na competição num clássico que já tem história também nas areias. Até hoje, quatro jogos oficiais e um amistoso, com 4 a 1 em favor dos cruzmaltinos (por 4 a 3 na primeira fase da I Copa Brasil, 5 a 4 na semifinal do I Mundialito, 2 a 1 nos pênaltis após empate em 5 a 5 na primeira fase do I Mundialito e 4 a 1 em amistoso no Espírito Santo este ano). Em compensação, o único triunfo rubro-negro foi no último encontro entre os times: 4 a 3, na fase de classificação da II Copa Brasil, em Manaus (AM). O Vasco da Gama marcou 21 vezes, contra 17 do Flamengo. De um lado, o ‘Trem Bala da Areia’, do outro, o ‘Bonde Sem Freio da Praia’. Promessa de equilíbrio e muita emoção. E respeito nos discursos.

“É um clássico, uma partida que vale muito mais do que a vitória, tem uma rivalidade em jogo e vale um passo importante para a classificação. Começar vencendo é fundamental, ainda mais num confronto entre equipes tão fortes, que se conhecem bem e ninguém quer perder, ninguém pode perder. Temos que entrar concentrados, marcando forte, porque o Vasco da Gama é um time de bom toque de bola, tem jogadores experientes e é uma decisão. Vamos estrear jogando uma ‘final’, porque o clima de Flamengo e Vasco da Gama é esse. Espero que a nossa torcida compareça e nos ajude a começar a competição com o pé direito, uma vitória é fundamental para alcançar o nosso primeiro objetivo, que é a vaga na semifinal”, afirmou Benjamin.

Bruno Xavier (Vasco) tenta uma jogada plástica, acompanhado de perto por Daniel (Flamengo)

“É sempre um jogo difícil, emocionante, são clubes que rivalizam em qualquer esporte, em qualquer modalidade, e no beach soccer não é diferente. Eles vem sem dois jogadores importantes, Daniel e Robertinho, que dão ainda mais qualidade ao time, e temos que tentar ditar o nosso ritmo ao jogo, do início ao fim. Estamos muito focados, cada partida é uma decisão, nossa chave é muito dura, tem ainda o Cruzeiro, que é uma equipe de bom nível, e o São Paulo, que não conheço. Mas não podemos bobear. É muito bom voltar à arena onde conquistei dois dos títulos mais importantes da minha carreira, o Mundialito, ano passado, e o Desafio Internacional, este ano. Agora o Vasco vai em busca dessa conquista inédita, que é o Campeonato Brasileiro”, frisou Bruno Xavier.

O Botafogo enfrenta um estreante nas areias em seu primeiro compromisso. Fred, atacante alvinegro, admite que a equipe conhece pouco sobre o adversário lusitano, ressalta o equilíbrio do torneio e quer o time jogando bem para esquecer a má campanha no último torneio (eliminado na primeira fase da II Copa Brasil, em Manaus) e disputar o título em São Paulo.

“Temos poucas informações sobre a Portuguesa, sei apenas que o Vinícius, que é do Rio de Janeiro, está no time. Este campeonato tem tudo para ser muito equilibrado, os times se reforçaram bastante, os grandes clubes vão participar e isso já mostra o alto nível do torneio. Estamos vindo de um resultado ruim em Manaus, eliminados de forma precoce, e queremos ir longe aqui no Brasileiro. O Botafogo veio para fazer um bom papel, para mostrar que é um dos candidatos ao título”, garantiu o camisa 9.

FLAMENGO
O Rubro-Negro vem forte em busca do seu primeiro título no beach soccer. Depois do vice-campeonato da Copa do Brasil (organizada pela LBBS), em fevereiro, e do terceiro lugar na II Copa Brasil (no início do mês, em Manaus), a equipe rubro-negra aposta na experiência para subir ao lugar mais degrau do pódio. Liderado pelo camisa 10 Benjamin, o Flamengo conta ainda com Willian, Juninho e Toinho, todos com passagens pela seleção nacional, mas tem os desfalques de Daniel e Robertinho. Ano passado, na mesma arena, o Rubro-Negro terminou em terceiro lugar no I Mundialito de Clubes. Buscando vitórias numa chave onde ainda estão Vasco da Gama, Cruzeiro e São Paulo, a equipe aposta no faro dos atacantes Mosca, Diego e Juninho Alagoano para conseguir a vaga na semifinal.

FLAMENGO (Time-Base) – Willian, Casé, Juninho, Benjamin e Mosca. Reservas: Rodolfo, Toinho, Juninho Alagoano, Diego, Gabriel, Rafael e Rapha. Técnico: Rogério Villela

VASCO DA GAMA
Cabeça-de-chave do Grupo A, o Vasco da Gama chega credenciado por títulos. O ‘Gigante da Colina’ é o líder do ranking nacional e tem três títulos importantes: campeão do I Mundialito de clubes (São Paulo-2011), campeão da II Copa Brasil (Manaus-2012) e campeão do Torneio RJ-SP (São Paulo-2010), além do vice-campeonato da I Copa Brasil (Manaus-2011). Entre os principais destaques, estão o capitão Jorginho e Bruno Xavier (campeões da Copa América pela Seleção Brasileira, no último fim-de-semana), Bueno (tricampeão da Copa do Mundo FIFA com o Brasil) e Rafinha (jogador convocado em 2011 para a Seleção Brasileira), além de Cesinha e Mauricinho, eleitos, respectivamente, ‘Melhor Goleiro’ e ‘Melhor Jogador’, da II Copa Brasil, no início do mês, na capital amazonense.

VASCO DA GAMA (Time-Base) – Cesinha, Bueno, Bruno Xavier, Jorginho e Rafinha. Reservas: Claudinho, Gil, Mauricinho, Alan, Catarino e Anaílton. Técnico: Fabrício Santos

BOTAFOGO

O ‘Glorioso’ quer apagar a má impressão que deixou na II Copa Brasil, em Manaus. Na Arena Guarapiranga, o Alvinegro, campeão da primeira edição da Copa Brasil (2011), chega como um dos candidatos ao título da competição. Entre os principais nomes estão jogadores da Seleção Brasileira, como Leandro Fanta, Fred, Betinho e Sidney, sendo que os dois últimos estiveram com o Brasil nos quatro títulos da Copa do Mundo (2009/2008/2007/2006). Outro destaque é o defensor uruguaio Pampero, eleito ‘Melhor Jogador’ do I Mundialito de clubes, no ano passado, na mesma ‘praia’. No Grupo B, o Botafogo tem Corinthians, Portuguesa e Sport Recife como rivais na chave.

BOTAFOGO (Time-Base) – Leandro Fanta, Betinho, Pampero, Alan e Sidney. Reservas: Marquinho, Rafinha, Bernardo, Lecão, Dila, Baiano e Fred. Técnico: Rodrigo ‘Chumbinho’ Stockler

TABELA CAMPEONATO BRASILEIRO 2012

Dia 21 (quarta-feira)
Jogo 1 – 10h – Atlético PR x Palmeiras (Grupo C)
Jogo 2 – 11h15min – Portuguesa x Botafogo (Grupo B)
Jogo 3 – 12h30min – Cruzeiro x São Paulo (Grupo A)
Jogo 4 – 13h45min – Asa Arapiraca x Santos (Grupo B)
Jogo 5 – 15hmin – Flamengo x Vasco da Gama (Grupo A)
Jogo 6 – 16h15min – Sport Recife x Corinthians (Grupo C)

Dia 22 (quinta-feira)
Jogo 7 – 10h – Botafogo x Sport Recife (Grupo B)
Jogo 8 – 11h15min – São Paulo x Flamengo (Grupo A)
Jogo 9 – 12h30min – Santos x Atlético PR (Grupo C)
Jogo 10 – 13h45min – Palmeiras x Asa Arapiraca (Grupo C)
Jogo 11 – 15hmin – Vasco da Gama x Cruzeiro (Grupo A)
Jogo 12 – 16h15min – Corinthians x Portuguesa (Grupo B)

Dia 23 (sexta-feira)
Jogo 13 – 10h – Cruzeiro x Flamengo (Grupo A)
Jogo 14 – 11h15min – Asa Arapiraca x Atlético PR (Grupo C)
Jogo 15 – 12h30min – Vasco da Gama x São Paulo (Grupo A)
Jogo 16 – 13h45min – Corinthians x Botafogo (Grupo B)
Jogo 17 – 15h – Portuguesa x Sport Recife (Grupo B)
Jogo 18 – 16h15min – Santos x Palmeiras (Grupo C)

Dia 24 (sábado)
Jogo 19 – 11h30min – 1º Grupo B x 1º Grupo C – SporTV ao vivo
Jogo 20 – 12h45min – 1º Grupo A x 2º Melhor Colocado – SporTV ao vivo

Dia 25 (domingo)
Jogo 21 – 11h – Perdedor Jogo 19 x Perdedor Jogo 20
Jogo 22 – 12h30min – Vencedor Jogo 19 x Vencedor Jogo 20 – SporTV ao vivo

O Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer tem o patrocínio de Refrigerantes Dolly, Brahma, Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – com apoio da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura da Capela do Socorro e Clube Escola. Hotel oficial – Century Paulista Flat. Emissora oficial – Sportv. A realização é da Koch Tavares, com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Tênis e apoio da Beach Soccer Worldwide.

 

Fotos: Jornal dos Sports

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Futebol de Praia / Futsal, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *