Sensação na Taça Rio, Macaé Esporte FC quer seguir demolindo tabus

Macaé está a uma vitória de fazer a sua melhor campanha em Cariocas. Time vem quebrando tabus em 2012

Líder isolado do Grupo A, com 12 pontos, e único com 100% de aproveitamento na Taça Rio, o Macaé Esporte Futebol Clube segue firme na disputa por uma vaga nas semifinais. Além da sólida campanha, o Alvianil Praiano, que disputa o Carioca pelo quinto ano consecutivo, vem quebrando tabus a cada jogo. O clube, por exemplo, está a uma vitória de ter o seu melhor rendimento em uma edição de Estadual.

Em 2008, ano em que estreou na elite do futebol do Rio de Janeiro, o Macaé conseguiu a sua melhor pontuação: 21 em 15 jogos (somando-se os dois turnos). Naquele ano, o Leão ficou em oitavo lugar no geral. Já em 2012, nas 11 partidas já disputadas, o clube conquistou 20 pontos e está muito próximo de superar a marca de quatro anos atrás. Hoje, o Macaé ocupa a quarta colocação no geral.

O curioso é que em 2009, ano em que o Alvianil conquistou a sua melhor classificação final (5º lugar), o clube somou os mesmos 20 pontos que já faturou nesta edição. Na ocasião, o Macaé assegurou vaga na Série D do Brasileiro, competição que se sagrou vice-campeão e garantiu retorno à Série C em 2010.

 Outras marcas podem ser atingidas em 2012

As quatro vitórias nas quatro primeiras rodadas da Taça Rio são outra marca histórica atingida pelo Macaé em 2012. Até este ano, o Alvianil Praiano nunca havia vencido três jogos seguidos em uma mesma edição de Carioca. Apesar de novo recorde ter sido construído, o time dirigido pelo técnico Toninho Andrade está muito próximo de quebrar uma nova escrita. O clube nunca conquistou sete vitórias em um mesmo Estadual.

Toninho Andrade orienta o posicionamento do time no treino

“Estamos fazendo excelente campanha na Taça Rio, mas não conquistamos nada ainda. Ainda faltam quatro jogos e precisamos pontuar o máximo possível. Para piorar, a tabela é bastante complicada. Jogamos contra o Americano e Bangu fora de casa. As duas equipes lutam contra o rebaixamento. E, em casa, pegamos o Vasco e o Volta Redonda, que brigam por uma vaga na semifinal”, analisou o técnico Toninho Andrade.

Além do possível recorde de vitórias, o Macaé tem a chance de disputar pela primeira vez uma semifinal de turno. Como as equipes do Grupo A tiveram melhor aproveitamento sobre as do Grupo B na última rodada, a comissão técnica alvianil acredita que a margem de pontos para a classificação tenha aumentado. Dos quatro jogos restantes, o clube precisaria conquistar mais duas vitórias. A hipótese de mais quatro pontos não estaria descartada.

Outra marca que pode ser superada pelo Macaé Esporte é a dos gols marcados. O recorde do clube foi atingido em 2009, com 24 gols em 15 jogos (média de 1,6 por partida). Em 2012, até agora foram marcados 17 em 11 jogos (média de 1,5).

E por falar em gols, Josiel já é o terceiro maior artilheiro do clube em uma mesma edição de Carioca. Com os sete gols, o atacante está próximo de superar André Gomes (9 gols em 2010) e Wallacer (8 gols em 2009). Ele já deixou para trás Jones (6 gols em 2008) e Hyantony (5 gols em 2011).

“Estou reencontrando o meu futebol no Macaé. Fui muito bem acolhido e espero continuar retribuindo a confiança de todos com gols. A artilharia do campeonato está em segundo plano. Primeiro, quero ajudar o clube a conquistar os seus objetivos”, concluiu Josiel, que marcou sete gols em seis jogos. O atacante tem a melhor média de gols dentre os principais artilheiros da competição (média de 1,17 por partida).

 

ARTILHEIROS DO MACAÉ ESPORTE EM CARIOCAS

2008

Jones (6 gols)

2009

Wallacer (8 gols)

2010

André Gomes (9 gols)

2011

Hyantony (5 gols)

2012

Josiel (7 gols)

 

CAMPANHAS DO MACAÉ ESPORTE EM CARIOCAS*

ANO

PONTOS

JOGOS

VITÓRIAS

GOLS

COLOCAÇÃO

2008

21

15

6

20

8º lugar

2009

20

15

6

24

5º lugar

2010

14

15

4

23

11º lugar

2011

15

15

3

22

14º lugar

2012**

20

11

6

17

4º lugar

* Computados apenas os pontos da fase regular (Taça Guanabara + Taça Rio)
** Números até a quarta rodada da Taça Rio

 

Fotos: Tiago Ferreira

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *