Carioca da Série A – Toninho Andrade completa 100 jogos pelo Macaé

 

No Brasil, um treinador chegar à marca de 100 jogos comandando um time grande já é para poucos. Imagine então, quando essa proeza é alcançada no clube de pequeno ou médio investimento? Quem está próximo de atingir esse feito é o técnico do Macaé Esporte, Toninho Andrade.

 Além da manutenção da liderança isolada do Grupo A (9 pontos) da Taça Rio, a partida do Macaé contra o Fluminense será especial para o técnico Toninho Andrade. Em sua terceira passagem pelo clube, o treinador atingirá a marca de 100 jogos oficiais no comando do Alvianil Praiano. O duelo, que pode deixar encaminhada uma possível classificação do Macaé às semifinais, será realizado no sábado (17/03/12), às 16 horas, no Estádio Proletário Guilherme da Silveira, Moça Bonita, em Bangu (Zona Oeste do Rio).


E os números de Toninho Andrade são positivos. Nas 99 ocasiões que dirigiu o clube, o Alvianil Praiano saiu vitorioso 50 vezes, além de terem ocorrido 18 empates e 31 derrotas. O aproveitamento é de 56,5% dos pontos disputados. Com ele, o Leão marcou 165 gols (média de 1,67 por partida) e sofreu 130 (média de 1,31).

 

“Fico honrado em atingir esta marca expressiva aqui no Macaé. Conheço o clube desde 2006 e sempre gostei de trabalhar aqui. Estou adaptado à cidade e agora temos a chance de chegar a uma inédita semifinal de turno. Sabemos que a missão é bem complicada, mas vamos lutar por esta vaga” disse o treinador.

A primeira passagem de Toninho Andrade pelo Macaé foi em 2006, com a conquista do vice-campeonato Carioca da Série B. Ele retornou três anos depois e recolocou o clube na Série C do Brasileiro. O trabalho seguiu no Carioca de 2010, onde acabou saindo no início da Taça Rio. Toninho retornou em março de 2011 e completa um ano de trabalho ininterrupto.

Treinador evita fazer projeções sobre vaga

Única equipe com 100% de aproveitamento na Taça Rio, o Macaé lidera de forma isolada a sua chave. Mas, como na Taça Rio há o enfrentamento entre os clubes dos grupos A e B, o técnico Toninho Andrade evita fazer projeções para saber com quantos pontos o time precisaria somar para se classificar às semifinais.

 

“Não dá pra projetar nada ainda. Precisamos dar um passo de cada vez. Temos cinco partidas muito difíceis pela frente e os nossos adversários estão nos extremos da tabela. Fluminense, Vasco e Volta Redonda lutam por uma vaga na semifinal e Americano e Bangu querem escapar do rebaixamento. É tudo pedreira”, analisou Toninho Andrade.

Na conversa com os jogadores no início da semana, Toninho ressaltou a importância da equipe manter os pés no chão e que apenas um dos objetivos foi conquistado, que era a manutenção na elite do futebol carioca. Além disso, o treinador deu a receita para o Macaé “beliscar” uma vaga na semifinal da Taça Rio.

“Quem conseguir tirar pontos dos grandes conseguirá dar um passo importante em termos de classificação. Sabemos que não é fácil, porém uma vitória sobre o Fluminense nos deixará em situação privilegiada. O elenco está focado e estamos trabalhando forte para este jogo, sem muito alarde”, concluiu Toninho Andrade.

 

 

Fotos: Tiago Ferreira

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *