Copa Rio Sub-17: Flamengo e Inter-RS estão na final

A Copa Rio Sub-17 (categoria juvenil) conheceu na tarde desta sexta-feira (09/023/12), os seus finalistas. De um lado o Flamengo que luta pelo sétimo título na competição nacional e do outro o Internacional de Porto Alegre que sonha numa conquista inédita. Até as semifinais, a Copa Rio Sub-17 apresenta uma excelente média de gols 4,3 gols por partida (239 gols, em 55 jogos).

 

 Único representante do Rio, nas semifinais, o Flamengo honrou e venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, no Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Moacyrzão, em Macaé, no Norte Fluminense (RJ). Agora meninos rubro-negros decidirão o caneco contra o Internacional, no próximo domingo (11/03/12), às 13h, no Moacyrzão, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

Jogadores comemoram o 1º gol marcado por Renan Donizete

 Obviamente muito feliz pelo resultado, o treinador da molecada sub-17 rubro-negra comemorou o feito e já analisa o adversário, que ele elogia bastante. “Estávamos buscando esse resultado desde o ano passado. Enfrentaremos o Inter, que tem uma equipe forte. Já vimos o time deles jogando esse ano e acho que também mereceu estar na final. As duas equipes são merecedoras”, disse Cléber dos Santos.

O Flamengo abriu o placar com um gol de Renan Donizete, filho do ex-jogador Donizete “Pantera”. Douglas chutou forte, o goleiro do Atlético Mineiro rebateu e Renan, bem posicionado, completou com categorias para o fundo do gol.

Só que, ainda no primeiro tempo, o time mineiro empatou, aos 37 minutos. Nada que abalasse o Flamengo, que ainda perderia um jogador, Lucas Alcântara, expulso, aos 14 minutos da segunda etapa. Mesmo com 10 em campo, o Rubro-negro chegou ao triunfo com “um dedo” do treinador.

Cléber dos Santos sacou Renan Donizete e colocou Otacílio no time, justamente o herói do jogo. A jovem promessa entrou em campo, mostrou desenvoltura e “fez uma pintura”. Arrancou, deixou quatro marcadores para trás e, de frente para o goleiro, concluiu bem: 2 a 1 Flamengo e vaga na final garantida.

FLAMENGO             2          X         1          ATLÉTICO MINEIRO

Local: Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Moacyrzão, em Macaé

Árbitro: Lucas Estevão

Auxiliares: Rafael Coimbra e Thiago de Oliveira

Quarto Árbitro: Igor Martins

FLAMENGO: André; Juan Felipe (Rieguel), Matheus Silva, Dumas e Lincoln; Herson (Matheus Carvalho), Lucão, Renan (Cafú) (João Pedro) e Caio Rangel (Ian); Jajá e Douglas. Técnico: Cleber dos Santos.

ATLÉTICO MINEIRO: Rodolfo, Igor, Gabriel, Marcelo (Fábio) e Dener (Udson); Rodrigo Mucuri, Carlos, Anderson e Andrey; Zé Alberto e Paulo (Matheus Nolasco). Técnico: Diogo Giacomini

 

 Colorado na grande final 

O churrasco levou a melhor em cima do vatapá. O Internacional (RS) derrotou o Bahia por 2 a 0, na tarde desta sexta-feira (09/03/12), na primeira partida semifinal da Copa Rio Sub-17. Sendo assim, a equipe de Porto Alegre garantiu um lugar na decisão contra o Flamengo, no próximo domingo, às 13 horas, também em Macaé.

Otavio é cumprimentado pelos companheiros, após abrir o placar

 A partida começou movimentada com os dois times buscando o gol. Aos 25 minutos, Otavio abriu o placar: Inter 1 a 0. Três minutos depois, Douglas teve a chance de aumentar, mas perdeu excelente chance. O time baiano teve a sua melhor chance aos 45 minutos, com o atacante Lourival, mas o jogador desperdiçou.

 Precisando de gols, o Bahia voltou modificado para a etapa final. Entraram Euller e Eder nos lugares de Alexandro e Dedé, respectivamente. Porém, aos 24 minutos num contra-ataque rápido, Bruno Henrique marcou o segundo gol da equipe gaúcha. Aos 38, Eder simulou pênalti e como já tinha cartão amarelo, acabou expulso.

Com um homem a menos e em desvantagem no placar, a equipe baiana não teve forças para reagir. E ficou nisso. Internacional classificado para a grande decisão da Copa Rio Sub-17. 

 

 BAHIA (BA)              0          X         2          INTERNACIONAL (RS)

 Local: Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Moacyrzão, em Macaé

Árbitro: Rodrigo da Rocha Pereira

Auxiliares: Raphael Belfort e Ricardo Baranda

Quarto Árbitro: Igor Martins

 BAHIA: Renan, Alef, Hugo, João Victor e Inácio; Dedé (Eder), Guilherme, Rômulo (Endrick) e Gabriel; Lourival e Alexsandro (Euller) (Ailton). Técnico: Gilmey Borges.

 INTERNACIONAL: Wellington, Leonardo (Lucas), Leonardo Mendes (Eduardo), Jeferson e Matheus; André, Otávio, Lucas (Harrison) e Fernando; Júnior Cesar (Yan) e Douglas (Bruno Henrique). Técnico: Clemer da Silva.

 

As equipes Campeãs

Ano Campeão Vice-campeão
1985 – // –  
1986 Flamengo (RJ)  
1987 Corinthians (SP)  
1988 Atlético Mineiro (MG)  
1989 Botafogo (RJ)  
1990 Botafogo (RJ)  
1991 Flamengo (RJ)  
1992 Botafogo (RJ)  
1993 Santa Tereza (MG)  
1994 Vasco da Gama (RJ)  
1995 Desportiva (ES)  
1996 Flamengo (RJ)  
1997 Vasco da Gama (RJ)  
1998 Flamengo (RJ)  
1999 Botafogo (RJ)  
2000 Flamengo (RJ) Fluminense (RJ)
2001 Fluminense (RJ)  
2002 Vasco da Gama (RJ) Atlético Mineiro (MG)
2003 Atlético Mineiro (MG)  
2004 Flamengo (RJ)  
2005 – // –  
2006 Fluminense (RJ)  
2007 Vasco da Gama (RJ)  
2008 Fluminense (RJ) Flamengo (RJ)
2009 Fluminense (RJ) Madureira (RJ)
2010 Não teve disputa  
2011 Palmeiras (SP) Botafogo (RJ)

Flamengo é o maior vencedor com Seis títulos; seguido por Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama todos com Quatro títulos; Atlético Mineiro (MG) com dois; Corinthians (SP), Palmeiras (SP), Santa Tereza (MG) e Desportiva (ES) com um caneco.

Fotos: Úrsula Nery/ Agência FERJ

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *