E.C. Brasileirinho – Nova Iguaçu (RJ)

A Baixada Fluminense é um celeiro de grandes jogadores, mas ainda carece de um grande time. Atualmente, o Nova Iguaçu e Duque de Caxias postulam o trono de ‘Rei da Baixada’. Contudo, a disputa segue sem vencedor. No futebol amador, há diversos times, como por exemplo: Esporte Clube Brasileirinho.

 

Fundado no sábado, no dia 9 de Abril de 1966, o clube fica localizado no bairro Ouro Preto, em Nova Iguaçu, é uma das mais importantes agremiações esportivas da Baixada Fluminense. Willian da Silva, popularmente conhecido como Lila, é o seu atual presidente.

 O clube, o qual manda seus jogos no Estádio Joanício Flores, detém muitas conquistas em nível municipal. No ano passado sagrou-se campeão da Taça Cidade de Nova Iguaçu, categoria júnior, ao bater o Bayer na decisão. Além disso, conquistou o bicampeonato da mesma categoria do Iguaçuano. As finais, respectivamente, ocorreram contra Colégio e Bayer.

 Em 1989, o time, que veste verde e amarelo, foi bicampeão iguaçuano máster. Destaca-se ainda o tetracampeonato, de segundos quadros (juniores), de Nova Iguaçu em 1977. Já em 1984, foi campeão iguaçuano da categoria Adultos, a principal. No ano posterior ganharam de forma invicta novamente os segundos quadros.

 Em 2011, o Esporte Clube Brasileirinho ficou com o vice no Campeonato Iguaçuano de Juniores. Na tarde do dia 3 de dezembro, acabou sendo derrotado, de virada, para o Bayer por 3 a 1 (no jogo de ida o Brasileiro venceu por 4 a 3)

 

O primeiro título iguaçuano advém do distante ano de 1969, ocasião em que o Brasileirinho inaugurava uma longeva rivalidade com o Morro Agudo, o “papão” de troféus da cidade. Segundo o presidente Willian da Silva, Lila, atualmente o Brasileiro não atua mais nos certames da categoria principal da Liga de Nova Iguaçu, preferindo dar oportunidade aos atletas mais jovens.

Além do futebol o clube abre as suas portas para a cultura, desenvolvendo programas de inclusão social, dando lazer, cultura e saúde para os moradores da região iguaçuana.  

 

Colaborou com a matéria:André Luiz Pereira Nunes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Futebol Amador / Varzeano, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *