Evolução do escudo do Frigorífico AC de Mendes

Segue abaixo a evolução do Escudo do Frigorífico AC de Mendes:

De 1919 à 1941

1942

De 1942 à década de 50

Desde a década de 50

 

Fonte: Livro: Frigorífico Atlético Clube 1917 a 1977 – Uma trajetória gloriosa – de Nilo Garcia da Rosa

Este post foi publicado em 07. Gerson Rodrigues, Escudos, Rio de Janeiro em por .

Sobre Gerson Rodrigues

Sou membro do blog desde 2007, carioca, tenho interesse em catalogar os campeonatos citadinos (fase amadora), estaduais, regionais e nacionais disputados no Brasil. Mantenho uma página onde organizo todos escudos, competições, estádios, jogadores e gols: http://www.futebolnacional.com.br Para quem possuir alguma informação, basta enviar um email para gerson@futebolnacional.com.br que publicarei tanto no blog quanto no meu site, com os devidos créditos. Residente no Rio de Janeiro, sou Engenheiro Eletrônico e de Sistemas, Gerente de Projetos e Diretor da RSSSF Brasil.

6 pensou em “Evolução do escudo do Frigorífico AC de Mendes

  1. Gerson Rodrigues Autor do post

    Sérgio,

    Sobre o escudo “cruz-de-malta” da pág 24, não sei se é do Frigorífico. Segue trecho:

    “Time organizado para representar o clube “Resistentes”. Identificados na foto, a partir da esquerda: Arthur de Carvalho (chapéu de palha), Chumbinho, Clodomiro Marins, Carmelito, Antônio Ferreira, Negrito, Tantão – futuro general Sebastião Leão , Manoel Pinheiro (“Presidente”), (?), Antônio Garcia, (?), Manoel Sabino e Manoel da Encarnação (“Mané Peneira”), sentado. Com a inclusão de Nestor Fonseca, este seria o time do Frigorífico que empatou com o “Combinado América” (América FC, do Rio de Janeiro), por 0x0, em 1929.”

    Ou seja, parece que a foto é de um clube (ou combinado) apelidado/chamado de “Resistentes” e com a inclusão do Nestor Fonseca formaria sim o Frigorífico. Estou certo?

  2. Sergio Mello

    André… Boas idéias são sempre bem vindas. Valeu!

    Gerson, vamos fazer o seguinte? Quando puder ser numa sexta-feira me avisa e nós vamos lá.
    Estava pensando e acho que o primeiro passo é irmos lá para pesquisar livros entre as décadas de 10 a 70. Já vi alguns livros e sei que existem outros. Um, por exemplo, fala dos times do Departamento Autonomo com os escudos!
    Vamos fazer a festa! Rsrss
    Combinado?

    Abraços

  3. Andre Martins

    pessoal, desculpe entrar na conversa, mas a biblioteca que vcs falam é a nacional?

    se for, aconselho a nao deixar de pesquisar o livro “clubes de futebol”, de jose alvaro silva, que conta a historia do futebol de vitoria/es. tem tambem a enciclopedia do futebol paraense, de ferreira da costa.

    e falando em biblioteca, esotu me programando pra visitar a livraria pontes, em campinas, considerada um santuario do futebol. alguem tem alguma dica de livros?

  4. Gerson Rodrigues Autor do post

    Oi Sérgio,

    Vou olhar no livro sim!!

    Semana que vem (de segunda a quarta) estou com disponibilidade à tarde, mas infelizemente apenas um dia…mas já é um começo…fechado?

  5. Sergio Mello

    Boa lembrança Papai Gerson!
    Só ficou faltando um escudo. Em 1929 o time utilizou um escudo na cruz-de-malta, também alvinegro. Nesse livro há uma foto mostrando esse escudo raro!
    Mudando de assunto… Depois vamos na Biblioteca fazer uma “pescaria”. rrssrsr

    Abração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *