CARIOCA SÉRIE B – QUISSAMÃ VENCE E LIDERA

Não foi apenas a Seleção Brasileira que jogou na tarde desta terça-feira (28/02/12). No mesmo horário (15h30min), mas ao contrário do frio na suíça, o jogo foi sob um calor de 40º Graus C, o Serra Macaense, do técnico Valdo (disputou a Copa do Mundo de 90), acabou derrotado, em casa, pelo Quissamã por 3 a 1, no Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Moacyrzão, em Macaé, pela 7ª rodada da primeira fase do Campeonato Carioca da Série B.

Com o resultado, o Quissamã segue líder isolado do Grupo A com 16 pontos, enquanto o Serra está na antepenúltima colocação com apenas cinco pontos. Só para sair da rotina, mais uma vez a arbitragem foi confusa. Os gols do time visitante foram de Thiago Reis, Fabrício e Rafael, com Anderson Manga marcando o de honra para o alviverde macaense.

 

Debaixo de um forte calor e no mesmo horário do jogo da Seleção o estádio ficou às moscas

A partida começou com um susto do goleiro Lucas aos quatro minutos, que recebeu uma bola recuada da defesa, e ao repor em jogo acabou dividindo com o jogador adversário, em um lance que quase originou o primeiro gol do Quissamã. Aos 15 minutos, o time da terra do côco chegou ao seu gol com Thiago Reis. Depois de boa tabela com Fabrício, o lateral invadiu a área e bateu rasteiro e forte, sem defesa para Lucas: Quissamã 1 a 0.

 

Aos 23, o atacante João, do Serra Macaense perdeu um gol inacreditável ao chutar para fora na risca da pequena área. Aos 34, Bruno Reis arriscou chute de fora e quase surpreende o goleiro Lucas. Cinco minutos depois, Catitu recebeu dentro da grande área, mas chutou por cima do travessão. Antes que terminasse a primeira etapa, Bruno Reis ainda perdeu uma boa oportunidade ampliar para o time visitante.

 

Jogo nervoso no segundo tempo

O Serra voltou para a etapa complementar já com duas alterações: Marins, que já estava com cartão amarelo, deu lugar ao atacante Anderson Manga, enquanto Paulo entrava no lugar de Daniel.

 

As alterações deixaram o time alviverde mais ofensivo. Logo aos 3 minutos, Manga recebeu na direita, mas o chute saiu torto. Aos 17, novamente o atacante macaense fez boa jogada e tocou para Tenente, que chutou à esquerda do goleiro Ricardo.

 

Só que aos 19, aconteceu o lance mais polêmico da partida. Em jogada de contra-ataque, o atacante Fabrício do Quissamã dividiu a bola com o volante Vandinho, que pediu falta, mas o árbitro Rodrigo Carvalhaes de Miranda mandou o jogo seguir. O atacante quissamaense então invadiu a área, driblou o goleiro Lucas e fez o segundo: 2 a 0.

 

A confusa arbitragem acabou deixando os ânimos acirrados e aos 20 minutos, o autor do segundo gol acertou o rosto do lateral Lorran com o bico de sua chuteira. O árbitro imediatamente expulsou o jogador.

 

Com um jogador a mais, o técnico Valdo colocou Wender no lugar do lateral-direito pagode, empurrando o time ainda mais para o ataque. Até que aos 29, Manga recebeu belo lançamento na área, e foi derrubado pelo goleiro Ricardo. O árbitro marcou o pênalti, muito contestado pelo time adversário. O próprio Manga cobrou e fez, diminuindo o placar: 2 a 1.

 

Buscando o empate, o Serra se lançou todo ao ataque, mas apesar do domínio territorial, a equipe não conseguia finalizar, até que aos 41, em rápido contra-ataque, Rafael recebeu na área e chutou para fazer o terceiro gol e dar números finais à partida.

 

Após o final do jogo, houve um princípio de desentendimento envolvendo alguns jogadores das duas equipes. O time do Serra Macaense volta a campo no próximo sábado (03/03/12), quando viaja até a Baixada Fluminense para enfrentar o Tigres do Brasil, às 15h30, no Estádio de Los Lários, no Distrito de Xerém, em Duque de Caxias.

Já a equipe do Quissamã comandada por Paulo Henrique (lateral que disputou a Copa do Mundo de 1966) recebe o Artsul, no Estádio Antônio Carneiro de Mendonça, no Norte Fluminense, no mesmo dia e horário.  Na preliminar, pela categoria de Juniores, Serra Macaense e Quissamã empataram em 1 a 1.

Esclarecimento: Uma pergunta recorrente é o porquê de eu escrever “Carioca” da Série B, uma vez que a competição abrange todo o Estado do Rio? De fato, quem nasce na cidade do Rio é carioca e fluminense é uma referência ao Estado do Rio de Janeiro.

Contudo, a razão para essa denominação é pelo fato da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro ter patenteado “Carioca” como a denominação de todas as competições do Estado: Primeira, Segunda e Terceira Divisões.       

Fotos: Renato Carvalho

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, História do Futebol, Rio de Janeiro em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *