Fonseca Atlético Clube – Niterói / RJ

Catalogando o Fonseca AC, do bairro do Fonseca em Niterói, clube com mais títulos do campeonato niteroiense, 11 campeonatos da 1a Divisão e com várias participações no campeonato fluminense, conquistando 3 títulos de campeão.

De suas fileiras sairam para clubes do Rio, Minas Gerais e Rio Grande do Sul como Inácio (Bonsucesso), João Teixeira (Canto do Rio), Nestor (Vasco), Almir (Canto do Rio), Didi (América), Edmur (Vasco), Niraldo (Portuguesa), Jorge Valença(América), Aldeir(Siderúrgica de MG), Celmo(América), Fefeu (Flamengo), Edelfo (Bangu), Mário(Canto do Rio), Franz (São Cristóvão) além de Orlando Peçanha que saiu campeão do juvenil do Fonseca para ser campeão carioca de 56 e de 58 além do título mundial conquistado em 58 na Suécia.

 No  futebol de salão, que ganhou mais importância nos anos 60, foi tricampeão de Niterói de 66 a 68, tetra da Copa de Niterói e campeão metropolitano após uma disputa diante do Tio Sam. No tênis de mesa, comandado por Claudio Vovô, o Fonseca conseguiu vários títulos no estado.

 Fontes: RSSSF, Auriel de Almeida e site do clube

(*)  O desenho do modelo utilizado para representar o uniforme foi redesenhado do “Guia Oficial 2009 do Campeonato Paulista”, do editor Rodolfo Kussarev.

 O Fonseca foi o pioneiro do bairro no futebol, que estimulou a surgir outros clubes, como o Paulistano FC, Far-West (depois virou São Januário) e Figueira FC, por exemplo. Era um bairro familiar cuja recreação era dividida entre clubes como o Niterói, América, Clube Fluminense de Ping-Pong, CR Líder, Santa Tereza, Agra que a cada fim de semana serviram de ponto de encontro para os jovens do bairro acompanhados de pais ou responsáveis.

Em 61, 62 e 63, representou o futebol do RJ na Taça Brasil da CBD diante de clubes do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Um comentário em “Fonseca Atlético Clube – Niterói / RJ

  1. Antonio Mario Ielo Autor do post

    Foi corrigido o numero de titulos do campeonato niteroiense, de 15, para 11 titulos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *