Clubes do Paraná

Boletim Soccer Logos 2001

Curiosidades do Paraná

O clube Gera de Apucarana, foi o primeiro time de Apucarana a disputar um campeonato profissional, disputando até 1.959, depois veio o Apucarana F.C., depois o Apucarana A.C. e Agora o Roma Apucarana.

Sobre o Agroceres, o presidente fundador veio do Rio para trabalhar a empresa Sementes de Milho Agroceres Ltda, em Jacarezinho (15 KM de Santo Antonio), aí ele criou o Clube Esportivo Agroceres,que por uns 8 anos disputou o amador em Jacarezinho, como flamengista de coraçao adotou as cores e o escudo do seu time de coraçao.

Entao o Primeiro escudos era praticamente identico ao do Flamengo, e depois de alguns anos quando o time mudou para Santa Antonio da Platina eles usaram outro escudo.

Ivaipora A.C. Fundado em 20/02/1985, com cores Preto e Vermelho,disputou até 1.996, sendo ultimo ano na Segunda Divisão.
Ivaipora F.C. Fundado em 13/12/1981, com cores Verde,Azul e Amarelo,disputou de 1997 a 1999 a Terceira Divisão.
E.C.Ivaipora Fundado em 15/10/1975, com cores Vermelho e Bordo,disputou em 2.000 a Terceira Divisão.

De Santa Catarina nos informou Adalberto Kluser sobre alguns clubes amadores de Joinville e que alguns disputaram estaduais:

O Glória foi fundado em Julho de 1928, no início era considerado um clube varzeano, depois passou a jogar o Campeonato da Cidade ( classificatório para o Estadual) nas décadas de 40 a 60, depois licenciou-se da L.J.F. e
hoje dedica-se ao bolão e aos bailes.
O São Luiz foi fundado em 1930, também começou como varzeano e depois disputou o Campeonato da Cidade entre 1935 até anos 60 mais ou menos, também está licenciado da Liga Joinvillense Futebol.
O 25 de Agosto e o Pirabeiraba são duas equipes tradicionais no futebol amador de Joinville, o Pirabeiraba já disputou o Estadual Amador.
A Tupy, pertence a Fundição Tupy S.A. nos anos 60 disputou o campeonato estadual, depois passou a dedicar-se exclusivamente ao futebol amador sendo diversas vezes campeão, depois de um período afastado, retornou este ano as disputas.
O Afonso Pena é um clube super-ultra inédito! poucos joinvillenses sabem de sua existencia, o clube disputou os campeonatos da cidade nos anos 30 e 40.
O Grêmio Esportivo Araranguaense não é antecessor do Araranguá Esporte Clube. O único fato que liga os dois clubes é serem da mesma cidade. Há um vácuo de aproximadamente 20 anos entre a extinção de um e a fundação do outro, a data do Araranguaense é 14 de junho de 1948.
O Clube Atlético BAEPENDI foi fundado em 15 de novembro de 1939, em Jaraguá do Sul. O clube surgiu com o nome de Brasil, mas na década de 40 foi obrigado a alterar a denominação (aquele lance que clubes não poderiam ter nomes de cidades, países, estados, etc)
O clube não é conhecido como Atlético Baependi. É apenas BAEPENDI. O mesmo acontece com o Clube Atlético CAMBORIU. Não é Atlético Camboriu. Portanto, o correto é CAMBORIU.

Do Rio Grande do Sul nosso amigo João Batista Lopes Silva enviou detalhes muito interessantes:

O extinto Clube Atlético Veranense Recreativo e Cultural, da cidade de Veranópolis, este clube juntamente com Grêmio Esportivo e Cultural Dalban em 1992, fizeram uma fusão e criaram o Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural.
O Botafogo de Veranópolis não existe, ele na verdade é o Botafogo de Fagundes Varela, é que na época da Fundação do Clube, Fagundes Varela era apenas um distrito de Veranópolis, anos depois o distrito virou município.
A Associação Tresmaiense de Esportes, foi a fusão de Botafogo e Oriental, disputou somente dois campeonatos, 2ª divisão de 92 e 93, logo após foi extinta e o Botafogo só não disputou este ano a segundona porque não tinha toda sua situação jurídica regularizada.
O Passo Fundo é fruto de uma fusão mal feita de 14 de Julho e Gaúcho no ano de 1986, no ano de 1987 o gaúcho desistiu da fusão e voltou a disputar campeonatos, o Passo Fundo ficou com o estádio do 14 de Julho.
A Associação Caxias do Sul, foi outra malfeita fusão entre Flamengo e Juventude, o Juventude abandonou a fusão e o time mudou de nome para a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, o Caxias campeão gaúcho de 2000.
A Associação Santa Cruz, foi outra tentativa frustrada de fazer uma fusão de Santa Cruz e Avenida, durou 3 anos.
A AESA (Associação Esportiva Santa Ângelo), foi uma fusão entre Tamoyo e Grêmio Santanense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *