‘Dois lados’: o craque que teve o pé banhado com champagne, após marcar o gol do título!

O Campeonato Baiano de 1920, foi o primeiro torneio realizado pela LBDT (Liga Bahiana de Desportes Terrestres) disputado no Campo da Graça ou Stadium da Bahia que fora inaugurado naquele ano, para abrigar o crescimento do futebol na cidade de Salvador/BA.

Após uma disputada eletrizante que envolveu três equipes com a mesma pontuação ao final dos turnos: Fluminense de Salvador, Associação Atlética da Bahia e o Ypiranga, que era ao lado do Botafogo/BA as maiores forças do estado na epóca.

Como tinha ficado na terceira posição o time mais querido o Auri-Negro, viu no primeiro jogo do Triangular Final os seus rivais diretos empatarem em 1 a 1 no dia 05 de dezembro de 1920.

Após um sorteio o Ypiranga encarou o Fluminense no dia 12 dezembro  de 1920, e venceu por 2 a 1 com um jogador fazendo a diferença na equipe do Ypiranga, seu nome era Dois Lados como era conhecido por seu magro e quase esqueletico, ele batizado como João Manuel da Silva, era na epóca soldado do Esquadrão de Cavalaria da Policia Militar da Bahia.

Jogador de rara técnica segundo as crônicas locais daquele tempo e de dribles e jogadas eletrizantes, Dois Lados infernizava com sua velocidade e deslocamentos rápidos que deixavam seus marcadores alucinados, com muita destreza e estilista na arte de fazer gols era o idolo maior do futebol da Bahia.

O seu grande apice aconteceu no dia 19 de dezembro de 1920, quando o Ypiranga entrou em campo para buscar o título daquela temporada.

A Associação Atlética precisava vencer a partida, mesmo jogando pelo empate. O Ypiranga tomou a iniciativa do ataque e com seu quinteto ofensivo comandado pelo celebre Soldado da Cavalaria.

O jogo transcorria normalmente e a torcida do Ypiranga fazendo a festa cantando tirando choros e sambas nas arquibancadas, o empate parecia certo e o título também, mas o time bravo da Associação se lançou desesperadamente ao ataque e o pior poderia acontecer, mais eis que surge toda a destresa do “artista da bola” se fez presente, depois de tabelar com Coelho este lança para Fernando que devolve para Dois Lados este dribla Fiaes e Arruda e toca com maestria para o fundo da meta do goleiro Aragão, Santino ainda tenta tirar o bola mais Fernando empurra para o gol, a bola já tinha passado da linha e festa no Campo da Graça.

Ao final do toque da sirene, é isso mesmo o relógio girava marcando o tempo e quando chegava aos 45º minuto, soava e a peleja estava encerrada.

A partir daí, o Campo da Graça fora invandido pelos torcedores que carregaram seus heróis  nos braços, todos eles, J.Nova o goleiro por suas defesas, Coelho, Gregório, Fernando e Dois Lados.

Nas comemorações na sede do clube regada a muita gasosa de limão e quitudes variados, Dois Lados teve o pé que marcou o gol do título banhado com champagne francês para delírio dos presentes no Clube Comercial da Bahia, no Centro de Salvador.

Dois Lados jogou até 1925, pelo Ypiranga e depois caiu no esquecimento de todos, em 1931, saiu uma noticia publicada no Jornal A Tarde que o ídolo estava desempregado, cego e mendigando pelas ruas da cidade.

A partir daí se deu uma enorme campanha de solidariedade de todos os desportitas baianos, a campanha se encerrou em 1932.

O resultado foi um belo saldo o que deu para comprar para o jogador uma casa na Curva Grande do Garcia no centro da cidade mobiliada com uma mesa de jantar com seis cadeiras e um guarda comidas.

O craque do passado outrora esquecido com esta ajuda pode trazer alguns parentes do interior da cidade de Castro Alves, dentre eles o padrinho saudoso Astério Barbosa da Silva, no dia 1° de junho de 1954.

Dois Lados faleceu mais deixou registrado seu nome no início do futebol na Bahia.

Texto: Galdino Silva
Fontes: Jornal A Tarde – Livro Esporte Clube da Felicidade 70 anos do Bahia de Nestor Mendes Junior.

Um comentário em “‘Dois lados’: o craque que teve o pé banhado com champagne, após marcar o gol do título!

  1. Saulo Guimarães

    Saudações!
    Em Novembro de 1923 o Club de Regatas Brasil (C.R.B.) de Alagoas , depois de consagra campeão da Cidade , formou sua embaixada para ir jogar em Recife, foram 3 Partidas, contra : América do Recife, Sport Club do Recife e Torre, Para esses jogos vieram 3 jogadores nomeados da Bahia , Dois Lados, Popó e Jose Maria (Gaúcho) . CRB Venceu o America e Torre e perdeu para o Sport!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *